Cotidiano

Cancelamento de show surpresa de Kanye West causa confusão em Nova York

RIO — A apresentação que Kanye West faria neste domingo no festival Governor's Ball, em Nova York, foi cancelada devido ao risco de tempestade, frustrando milhares de fãs que estavam com ingresso garantido para ver o controverso rapper em ação no festival, realizado a céu aberto. Para minimizar os danos, Kanye faria um show “secreto” em local não informado, às 2h desta segunda-feira. O anúncio de última hora levou milhares de fãs às ruas de Nova York na última madrugada, causando confusão.

“Vamos tocar 'Pablo' às 2h em Manhattan, tentando descobrir onde agora”, confirmou Virgil Abloh, diretor criativo de Kanye, às 22h. Mais cedo, Kanye também havia dado pistas sobre o tal show surpresa. Os anúncios fizeram milhares de fãs saírem pelas ruas de Nova York, e a maioria se concentrou na porta do Webster Hall, casa de shows do East Village, que estava sediando eventos paralelos do Governor's Ball.

A aglomeração deu origem a pequenos tumultos, o que motivou a chegada da polícia. O próprio Kanye publicou um tweet para tentar despistar: “Show às 2h INGRESSOS ESGOTADOS”. Quando uma voz em um megafone anunciou que o show estava cancelado, a multidão gritou, insatisfeita. “Não haverá show no Webster Hall esta noite. Por favor, voltem para casa em segurança”, confirmaram os responsáveis pela casa, no Twitter.

Um porta-voz da polícia de Nova York contou que os oficiais foram chamados para “controle de multidão” e que uma pessoa foi detida por conduta desordeira. Mais tarde, Abloh disse que o show foi cancelado “para priorizar a segurança”. Ele ainda brincou, ao publicar a foto de uma camiseta com a estampa “New York” riscada à caneta, substituída pelas palavras “refém do Yeezy (apelido de Kanye)”. 

O artista fez uma breve aparição do lado de fora da casa antes de ir embora, ficando de pé pelo teto solar de seu carro, que foi seguido por dezenas de fãs. O público só dispersou por volta das 2h30m, quando os policiais teriam usado bombas de gás lacrimogêneo contra a multidão, informação negada pelos porta-vozes da corporação.

Uma apresentação de West que deveria ter acontecido no domingo à tarde em Randall's Island, também em Nova York, foi cancelada devido ao mau tempo.

Kim Kardashian, mulher de Kanye, também tweetou agradecendo aos fãs que se mobilizaram e prometendo o show para breve. Mais cedo, ela havia publicado um vídeo no Snapchat mostrando uma suposta conversa de seu marido ao telefone com o prefeito de Nova York, tentando viabilizar uma apresentação na rua.