Cascavel – A ACP (Associação Cascavelense de Psiquiatria) promove neste sábado, às 16 horas, a 1ª Caminhada pela Vida. O objetivo do evento é alertar a sociedade sobre o tema “suicídio” e os participantes sairão da Avenida Tancredo Neves, na altura da esquina com a Rua São Paulo, e seguirão pela ciclovia da avenida até as imediações do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), retornando em seguida ao ponto de partida.
A Caminhada pela Vida faz parte da campanha “Setembro Amarelo”, promovida em todo o País pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) com o apoio do CFM (Conselho Federal de Medicina). O evento é aberto a todo o público e, quem quiser, pode levar um quilo de alimento não perecível que será doado a uma entidade beneficente de Cascavel.
De acordo com um dos coordenadores do evento, o psiquiatra Fabiano Agostinho, o objetivo da caminhada é chamar a atenção da sociedade para os transtornos psiquiátricos e psicológicos que culminam no suicídio. “São vários fatores envolvidos, não é uma coisa só. Existem diversos sinais que as pessoas podem notar e ajudar a salvar a vida de alguém que não está bem. Para poderem auxiliar, é preciso que estejam bem informadas”, avalia.
Para se ter uma ideia da gravidade do assunto, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma pessoa tira sua própria vida a cada 40 segundos. No Brasil, são cerca de 11 mil mortes por ano.