Matelândia – Mais um trecho de duplicação da BR-277 está pronto e foi entregue ontem à população do Oeste. São 5,3 quilômetros do perímetro urbano de Matelândia por onde circulam cerca de 12 mil veículos por dia. A obra separa o trânsito urbano do trânsito da rodovia, garantindo mais segurança aos motoristas e beneficiando diretamente 60 mil habitantes de Matelândia e da vizinha Medianeira.
O governador Beto Richa participou da inauguração e, no mesmo evento, junto com o superintendente da Ecocataratas, Evandro Couto Vianna, confirmou o início das obras de implantação de pistas duplas também no trecho da 277 próximo ao trevo Cataratas até o trevo da Ferroeste, em Cascavel. Foi assinada a ordem de serviço para os 3,5 quilômetros iniciais. O trabalho começa nos próximos 15 dias. Cerca de 415 mil moradores das cidades de Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Corbélia, Céu Azul, Matelândia e Medianeira vão ser beneficiados.
É um momento de alegria, histórico e marcante para Matelândia e para a região, afirmou o governador, lembrando que as obras são fruto do diálogo entre o Governo do Paraná e a Ecocataratas. O diálogo tem feito a diferença, o respeito a transparência das ações. A população participa e sabe onde estão sendo investido os recursos do pedágio. O que temos a fazer é cobrar das concessionárias mais investimentos. A Ecocataratas se sensibilizou com a necessidade de continuar os investimentos, duplicando as rodovias, disse o governador.
É responsabilidade do governante fazer obras para desenvolver o Estado, garantir o bem estar da população com parcerias, harmonia, relação republicana com todos os municípios do Paraná, sem discriminação política, sem demagogia, disse. Beto Richa afirmou que o diálogo é ponto alto da atual administração.
Reaver a obra
Tanto é que quando assumi o governo o pior trecho, o mais congestionado e com grande número de acidentes e vítimas fatais era o trecho entre Medianeira e Matelândia, disse, lembrando que o governo anterior havia tirado do contrato a exigência de duplicação no local. Conseguimos reaver essa obra de duplicação, que já é uma realidade, entregue há cerca de três anos, e também a duplicação de mais 5 quilômetros em direção ao trevo de acesso a Ramilândia, lembrou. Resumindo, temos hoje no Paraná, entre as obras entregues e em execução e com projeto, 500 quilômetros de duplicação.
Investimento de R$ 41,6 milhões
O investimento em Matelândia é de R$ 41,6 milhões, recursos que vêm do próprio pedágio pago pelos usuários da rodovia. A obra abrange, além da duplicação, a construção de duas trincheiras (kms 658 e 656), uma passagem urbana para veículos e pedestres (km 657) e uma passarela exclusiva para pedestres (km 658).
A nova passagem urbana no km 657 interligou as ruas Assis Brasil e Rio de Janeiro. Agora, pedestres, ciclistas e veículos leves com altura máxima de 3,70 metros têm uma via exclusiva que passa por baixo da BR-277. Veículos de maior porte, como caminhões e ônibus, devem usar as trincheiras de acesso ao município construídas nos quilômetros 656 e 658.
GARGALOS Na BR-277, de 2011 para cá, já foram concluídas as obras de duplicação Medianeira e Matelândia e entre Guarapuava e Relógio. Para o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a duplicação da BR-277 é importante não só para a região Oeste, mas para todo o Paraná e com impacto, inclusive, no Brasil. Estamos avançando para eliminar gargalos desta rodovia, que é uma das rodovias mais importantes do Brasil, disse ele. Trata-se de um grande corredor do agronegócio, setor que é fundamental para o País, especialmente neste momento de crise da economia.
3,2 quilômetros em Cascavel
Em Cascavel, serão duplicados 9 quilômetros da BR-277, no trecho que começa a cerca de 500 metros adiante do Trevo Cataratas até a Ferroeste, local estratégico no Oeste, que recebe e distribui o tráfego das principais rodovias na região e é um corredor de escoamento da produção. A obra vai começar com a duplicação de 3,2 quilômetros, já nos próximos 15 dias. O investimento nesta primeira etapa de duplicação será de aproximadamente R$ 60 milhões.
A previsão é que os quilômetros restantes da duplicação tenham início em 2017. Todo o projeto foi aprovado pelo DER-PR e revisado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná. Está prevista construção de duas trincheiras, implantação de balança de pesagem e de um posto da Polícia Rodoviária Federal, além da construção de vias marginais em todo o trecho no sentido Cascavel para Guarapuava.