Cotidiano

Bafta vai aceitar indicação de filmes lançados apenas em streaming

RIO – Premiação inglesa mais importante do cinema, o Bafta mudou as suas regras para aceitar filmes lançados em streaming. A partir de agora, a British Academy of Film and Television Arts vai permitir também a indicação de produções distribuídas em serviços de vídeo sob demanda, em vez de apenas obras exibidas em salas de cinema. A mudança, de acordo com Jim Bradshaw, presidente do comitê de filme do Bafta, foi motivada pela quantidade cada vez maior de longas lançados em plataformas digitais.

Bradshaw, no entanto, reforçou que o objetivo da instituição segue sendo apoiar as redes de cinema, e que, em teoria, os filmes ainda precisam entrar em cartaz em pelo menos dez salas, durante uma semana, para ter a chance de receberem indicações na premiação inglesa. Assim, os títulos lançados em mídias alternativas, como streaming, serão analisados “caso a caso”.

“Temos que reconhecer a realidade de que o lançamento em cinemas se tornou menos comum e que a distribuição digital aumentou, particularmente no caso de filmes independentes”, disse Bradshaw.

A próxima edição do Bafta vai acontecer em 12 de fevereiro. As indicações serão anunciadas em 10 de janeiro.