BAGDÁ ? Autoridades iraquianas confirmaram que um atentado a um templo xiita deixou pelo menos 30 mortos e 50 feridos ao Norte de Bagdá. O episódio desta quinta-feira contou com a ação de vários homens-bomba e atiradores. O local atingido foi o mausoléu de Sayid Mohammed bin Ali al-Hadi, localizado em Balad, a cerca de 93 quilômetros da capital do país. iraque
Um veículo com explosivos foi detonado por um homem-bomba na porta do complexo. Em seguida, outro homem-bomba entrou junto com nove homens armados. Elescomeçaram a disparar contra os peregrinos que visitavam o lugar para celebrar o fim do mês sagrado do Ramadã.
A polícia afirma que um terceiro homem-bomba foi morto no local. Nas redes sociais, há relatos de que as lojas ao redor do templo foram atingidas pelo fogo causado pela explosão.
Nenhuma rede terrorista reivindicou o ataque, que vem menos de uma semana após o Estado Islâmico ter assumido o atentado que matou 250 pessoas no fim de semana.
No domingo, o atentado deixou 250 mortos na capital do país ? o que fez desta a ação com maior número de vítimas no país desde a invasão americana em 2003. O episódio ocorreu em uma rua comercial do bairro de Karrada da capital iraquiana, onde muitas pessoas costumam fazer suas compras antes da festa do fim do Ramadã. O governo anunciou que seriam reforçadas as medidas de segurança. iraquebalad