Cotidiano

Arthur Virgílio ganha direito de resposta contra ?A Crítica? e caso irá ao CNJ e TSE

RIO – O jornal ?A Crítica?, do Amazonas, questionará no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um direito de resposta concedido ao Arthur Virgílio (PSDB), atual prefeito de Manaus e candidato à reeleição. Na última quinta-feira, a juíza Lídia de Abreu Carvalho Frota decidiu à favor do político, determinando que a resposta deveria ser publicada ?em toda a capa do jornal?. A publicação afirma que a decisão ?forçou as edições a veicularem inclusive o número da campanha do tucano e seu slogan?.

Segundo o jornal, o direito de resposta foi publicado na edição de hoje, e atingiu também ao ?Manaus Hoje?. De acordo com o jornal ?A Crítica?, a decisão foi tomada, primeiro, pela juíza da propaganda eleitoral Lídia de Abreu Carvalho Frota, que em menos de 24h, aumentou a aplicação de multa de R$ 15 mil para meio milhão de reais caso o direito de resposta não fosse veiculado.

O jornal afirma, ainda, que após ser questionada pela assessoria jurídica do jornal, que apontou sua suspeição para julgar o caso ? a magistrada move processo contra a empresa desde 2012 ?, cobrando indenização por dano moral, Lídia Abreu repassou o caso para a colega, Careen Fernandes, ?que julgou o feito em questão de minutos, mantendo a decisão sem nenhuma alteração, a multa de R$ 500 mil e a divulgação do número de campanha do candidato Artur Neto?.

O jornal de Manaus acrescenta que recorreu da decisão e o recurso foi parar nas mãos dos juízes Abraham Peixoto e João Simões, que não julgaram o recurso até o final da noite desta sexta-feira.