O governador Ratinho Júnior conheceu nessa segunda-feira (14) a estrutura da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná. O espaço, localizado no Palácio das Araucárias, em Curitiba, faz o monitoramento dos eventos climáticos que ocorrem no Estado por meio do Cegerd (Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres).
Desde que foi instalado, em abril 2017, o Cegerd tem contribuído para evitar prejuízos causados por desastres naturais em todo o Estado e também com alertas para a retirada de pessoas de áreas de risco de enxurradas, enchentes e deslizamento de terra.
“É um trabalho extremamente importante, que tem ajudado a reduzir os prejuízos e colaborado com o trabalho de prevenção”, disse o governador.
Segundo os técnicos responsáveis pelo centro, os prejuízos causados por intempéries climáticas caíram 80% nos últimos anos, passando de R$ 820 milhões em 2016 para R$ 158 milhões em 2017.
Ajuda humanitária
Acompanhado do chefe do Gabinete Militar da Governadoria, major Welby Pereira Sales, o governador também conheceu outras frentes de trabalho e ações realizadas pela Defesa Civil do Paraná, como a captação de recursos federais para os municípios e o trabalho na preparação de planos de contingências em casos de desastres.
O órgão também está construindo depósitos para descentralização de ajuda humanitária e adquirindo mais equipamentos para atendimento a emergências com produtos químicos e para o combate a incêndios florestais.
Novo radar
O governador Ratinho Jr também foi informado que a Defesa Civil do Paraná está adquirindo um novo radar para o monitoramento de desastres. Hoje, o Estado faz o monitoramento por meio de 432 estações, sendo 125 hidrológicas, 159 pluviométricas e 122 meteorológicos.
Receba alertas e se cuide
Nesta época do ano é normal acontecer vendavais acompanhados de chuvas fortes, granizos e até mesmo raios. E eles vêm de surpresa.
A Defesa Civil do Paraná disponibilizou serviço de alerta referente ao tempo por SMS no seu aparelho celular. Se você ainda não é cadastrado e quiser realizar o cadastro seguem os passos.
Para cadastrar seu CEP, basta enviar a mensagem via SMS para o número 40199. No texto, informe o CEP em qualquer formato ex: 83045720, 83045-720, 8 3 0 4 5 7 2 0; o importante é receber a mensagem de confirmação, aí você já começará a receber os alertas para sua região.
Você pode cadastrar quantos CEPs quiser, mas o cadastro deve ser feito de um a um.
O serviço é totalmente gratuito, tanto o envio de SMS quanto o recebimento de alertas.
Para confirmar os endereços cadastrados, basta enviar a palavra CONSULTAR para o número 40199, e em seguida você irá receber uma mensagem com todos os CEPs cadastrados.
Mais informações no site: http://www.defesacivil.pr.gov.br
Outros cuidados que devem ser observados são:
• Não permaneça em áreas abertas como campo de futebol, areia do mar, estacionamentos, quadras, terrenos baldios e estradas de áreas rurais;
• Não fique em alto de prédios;
• Não fique próximo de redes elétricas;
• Não se abrigue debaixo de árvores isoladas;
• Se sua casa for alagada você pode solicitar lona para cobrir os moveis, porém, a atividade de forrar os materiais com a lona deve ser realizada somente após o temporal passar;
• Caso alguma árvore cair próxima a sua residência você pode solicitar o corte pelo telefone de emergência 193.