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Além das bolhas, outros danos trazem prejuízos para os pneus

Os motoristas devem estar sempre atendo à calibragem dos pneus, realizar rodízio, alinhamento e balanceamento com regularidade

Além das bolhas, outros danos trazem prejuízos para os pneus

Único ponto de contato dos veículos com o solo, os pneus são parte fundamental do sistema que garante a segurança de quem está dentro do carro. Por isso, prestar atenção na situação dos pneus é primordial para evitar eventuais problemas.

Bolhas, cortes e desgastes irregulares são algumas das avarias mais comuns que aparecem nos pneus e estão ligadas a fatores externos, condições gerais das vias como buracos, sinalizadores não padronizados, objetos abandonados, entre outros.

Neste contexto, complementando a página de “Dicas & Manutenção” já existente no site da Dunlop Pneus, a marca preparou um conteúdo especial mostrando quais são as principais ocorrências, danos e avarias, que atingem os pneus e como evitá-las.

Bolhas laterais:  são geradas por impacto contra buracos, meio fios, sinalizadores de vias. Se possível, na iminência de atingir um buraco, por exemplo, reduza o quanto puder a velocidade do veículo, e mantenha o volante reto e sem frear, reduzindo o efeito do impacto na lateral do pneu.

Rompimento da carcaça e corte lateral

É a ruptura da estrutura do pneu. A recomendação é prestar atenção aos objetos pontiagudos como pedras e/ou quando possível, evitar os buracos. Todos eles podem causar cortes.

Mantenha os pneus sempre calibrados, pois rodar com eles murchos facilita o surgimento de bolhas e cortes.

Desgaste irregular do pneu

É quando a banda de rodagem apresenta uma ou mais partes mais desgastadas que o restante (por exemplo, somente o centro, um dos ombros ou ambos). Deve-se atentar para a calibragem dos pneus, e realizar rodízio, alinhamento e balanceamento com regularidade.

Desgaste prematuro do pneu:

Caracteriza-se quando se atinge o TWI antes da expectativa do consumidor. Acelerações e frenagens bruscas com arraste dos pneus acentuam e abreviam a vida útil do produto.

Pneu que roda murcho/vazio

Baixa pressão de ar provocada por furos/cortes ou vazamento pela válvula fazem com que o pneu rode murcho e suas laterais são “lixadas”, apagando os letreiros em sua circunferência, além de apresentar várias bolhas quando inflado.

Crédito: Divulgação