Agronegócio

Publicada norma de biosseguridade na suinocultura

 

Mais uma vez o Paraná sai na frente para garantir a biosseguridade da suinocultura. Conforme adiantado pelo Jornal O Paraná no mês de setembro, a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) publicou a Instrução Normativa 265, instrumento que regulamenta as boas práticas voltadas à prevenção e controle de doenças infecciosas nos locais onde ocorre a criação de suínos. O Estado é o primeiro entre todas as unidades da federação a ter um regulamento dessa natureza. Agora, os produtores terão 12 meses, a partir da data de publicação de 20 de setembro, para se adequar às novas regras.

O documento teve a contribuição de instituições como a Faep ao longo da sua elaboração, já que todas as sugestões enviadas pela entidade foram atendidas. Outros órgãos representativos do estado também participaram do processo, como a APS (Associação Paranaense dos Suinocultores), representantes de indústrias integradoras, cooperativas e a sociedade civil organizada como um todo. As contribuições ao texto original foram coletadas pela Adapar em uma audiência pública no dia 29 de agosto, durante reunião do Coesui (Comitê Estadual de Sanidade Suídea).

Nicolle Wilsek, médica veterinária do Detec (Departamento Técnico Econômico) do Sistema Faep/Senar-PR, enfatiza que, entre as novidades trazidas pela IN 265 da Adapar, estão aspectos como a limitação na entrada de pessoas, desinfecção de veículos, controle de insetos e roedores, entre outros pontos. “A Norma vem para somar ao setor, que já está se qualificando e investindo nas boas práticas há bastante tempo, com o apoio da Faep e do Senar-PR. Trata-se de um documento sólido e que reflete um esforço coletivo de todos os envolvidos para seguirmos avançando enquanto cadeia produtiva”, resume.