Técnicos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) iniciaram nesta semana a apuração dos custos de produção das culturas de milho, feijão e trigo produzidos nos municípios paranaenses de Francisco Beltrão, Cascavel e Assis Chateaubriand. A medida segue até hoje e tem por objetivo a atualização dos preços pagos pelos produtores no cultivo desses produtos.
As visitas técnicas reunirão os diversos segmentos que compõem o processo produtivo dos grãos, entre produtores, engenheiros, representantes de trabalhadores e técnicos dos órgãos de pesquisa, com o objetivo de debater os custos de produção. Em Francisco Beltrão e Assis Chateaubriand o foco do trabalho será o milho, já no município de Cascavel as análises serão voltadas ao feijão e trigo. O estudo leva em conta, ainda, os custos de mão de obra, formas e etapas dos serviços, implementos agrícolas, agrotóxicos, fertilizantes, mudas e sementes, além de maquinário.
Os valores obtidos nos levantamentos realizados pela Conab são utilizados para subsidiar as propostas governamentais de ações da PGPM (Política de Garantia de Preços Mínimos) e do PGPAF (Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar).