Os campeões do Campeonato Paranaense de Velocidade de 2021 serão conhecidos neste fim de semana em Londrina. O Autódromo Internacional Ayrton Senna sedia neste sábado e domingo a terceira e última etapa da temporada. A promoção e organização serão da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo), com apoio do London Hotel. Também faz parte da programação a segunda e última etapa do Metropolitano de Speed Fusca de Londrina.
Classificação do Paranaense de Velocidade após a 2ª etapa
Categoria Marcas
Pos. Piloto Pontos
1º) Ruslan Carta Filho 77
2º) Rafael Balestrin 65
3º) Rafael Barranco 62
4º) Ariel Barranco 36
5º) Emerson Luiz Grochoski 28
Categoria Marcas B
1º) Henrique Basso 88
2º) Gilberto Silveira da Silva 52
3º) Ozias Tavares da Silveira Júnior 48
4º) Leonardo B. Grochoski 40
5º) Elberto Max B. Alves 39
Categoria Turismo A
1º) Jorge Augusto M. P. Silva 71
2º) Pierre Sabbagh 39
3º) Guilherme Ragnini 38
Stive Augusto Tokarski 38
5º) Elton Antunes de Oliveira 29
Alexandre Laska Domingues 29
Categoria Turismo B
1º) Gustavo Andre Machado 82
2º) Rafael Possenti 35
3º) Evandro A. Theiss de Athayde 33
4º) Nilton da Silva Filho 32
5º) Admilton Farias 30
Marcelo João de Oliveira Filho 30
Categoria Turismo C
1º) Iwan Mykytczuk Júnior 79
2º) Matheus de Borba 43
3º) Christian Rovert Pampuch 38
4º) Narciso Verza 28
5º) James Schwerdtner 26
Crédito: Victor Lara
Decisão na Velocidade na Terra
O Autódromo Bom Futuro, em Cuiabá (MT), será palco neste sábado das provas decisivas do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra. Disputado em etapa única, serão conhecidos os campões das categorias Autocross, Kartcross e Turismo VNT. Todas as provas serão transmitidas ao vivo pelos canais digitais do VNT Brasil (www.youtube.com/vntbrasil), a partir das 13h (horário local e 14h no horário de Brasília), com narração de João Paulo Morini, comentários de Djalma Fogaça e reportagens de Caio Scafuro.
Arrancada na Terra terá 5ª etapa em Ponta Grossa
O Ponta Grossa Motor Clube realiza neste sábado e domingo a quinta etapa do Campeonato Paranaense de Arrancada na Terra. A etapa será disputada nas categorias Standard, Dianteira Turbo C, Street Tração Traseira, Turbo Traseira, Desafio 9.5, Dianteira Turbo B, Desafio 10.5, Dianteira Original, Estrututada, Desafio 8.9, Força Livre Dianteira, Força Livre Traseira, Dianteira Super, Desafio Força Livre, Traseira Super e Penélope. A organização será de Carlos Alberto Soares e sua equipe, com supervisão da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo).
A programação do evento para os dois dias de prova serão o mesmo: Abertura dos portões do Autódromo de Ponta Grossa às 8 horas. Os Treinos Livres serão realizados das 9 às 11 horas e em seguida as baterias classificatórias válidas e finais. As credenciais para acompanhantes nos boxes serão vendidas a R$ 50,00, para os dois dias. E o evento também estará aberto ao público, com o ingresso a R$ 30,00 por pessoa, para os dois dias. As normas sanitárias da Secretaria de Saúde da cidade estarão sendo cumpridas à risca, com o distanciamento entre as pessoas, sem aglomerações e obrigatório o uso das máscaras individuais.
Museu I
Cascavel agora tem oficialmente o Museu da Velocidade, criado na quinta-feira à noite, quando o prefeito Leonaldo Paranhos assinou o decreto de criação do mesmo. Inicialmente irá funcionar nas salas 9 e 9B do Teatro Sefrin Filho. No futuro, a idéia é construir a sede no interior do Autódromo Zilmar Beux.
Museu II
Nos discursos de Roberto Wypych Júnior, presidente do Instituto Jaci Pian; e do prefeito Leonaldo Paranhos, na solenidade de criação do Museu, ficou claro que o mesmo terá a finalidade de valorizar aqueles que fizeram, fazem ou vão fazer algo pelo automobilismo de Cascavel. Como daqui para frente todos os meses serão feitas ações, será possível valorizar aqueles que por algum motivo foram esquecidos. Isto será um dos pontos mais importantes do Museu.
Museu III
Museu da Velocidade, mas para mim é Museu do Automobilismo (de todos os esporte a motor, inclusive motonáutica e jet ski). E como não existe outro museu semelhante no Estado, acho que logo devemos registrar o nome do Museu de Automobilismo do Paraná.
Verbas
Agora com o museu oficialmente criado, deve-se pensar em buscar verbas nas secretarias de Cultura e de Turismo do Governo do Paraná; e nos ministérios do Esporte e Cultura, do Governo Federal, para construirmos no autódromo um museu a altura da cidade de Cascavel, e principalmente a altura deste esporte. Dinheiro nestes órgãos há, só falta fazer bons projetos.