Opinião

Filhos e separação dos pais

Amparar
Amparar

“Quando algo dá errado entre os pais, os filhos buscam a culpa em si mesmos” (Bert Hellinger)

Quando um casal se decide pelo casamento, costumeiramente imagina que a união será pelo resto da vida.

É bom começar com este sentimento. Com efeito, se o casal firmasse o contrato de união por um prazo determinado estaria tratando seu casamento como um contrato de negócios, algo que pode dissolvido a qualquer momento e por qualquer motivo!

No entanto, pode surgir uma situação na qual o casal se veja na necessidade de reavaliar a união. Nesse momento raramente o clima é de diálogo franco e respeitoso. O mais comum é que, em vez disso, transcorra na forma de discussões, brigas, ofensas, recriminações e acusações recíprocas.

Neste quadro, a dinâmica mais comum é a busca pelo culpado. Inevitavelmente, o culpado é sempre o outro! O comum é um dos parceiros colocar-se na posição de ser o único que realmente se empenhou para “salvar” o casamento enquanto o outro teria deixado as coisas desandar. O primeiro é o “inocente”; o segundo o “culpado”.

Esta é uma dinâmica que permanece no problema e não foca na solução. Nas separações não existem inocentes e culpados. Separações são consequência de enredamentos sistêmicos.

Infelizmente, os mais prejudicados costumam ser os filhos. Eles imaginam que são eles os culpados pelo fato de os pais se separarem. O sofrimento dos filhos é ainda mais aumentado quando os filhos são confiados a um dos parceiros e tirados do outro. Piora quando o casal leva os filhos a decidir com qual dos pais querem ficar. Não se deve transferir essa responsabilidade aos filhos. Os pais devem combinar entre si como fica a situação dos filhos e comunicar isso a eles.

Após uma separação, o melhor para o bem dos filhos é que o casal continue a cultivar nas crianças o amor que um dia sentiram um pelo outro. Nos filhos o casal fica unido para sempre!

Você passou ou está passando por uma dificuldade assim? Converse conosco. Podemos ajudar você.

—————————

JOSÉ LUIZ AMES E ROSANA MARCELINO são consteladores familiares e terapeutas sistêmicos e conduzem a Amparar

Whatsapp: https://bit.ly/2FzW58R

Siga no Instagram ⬇️

https://instagram.com/amparar.terapias?igshid=ZDdkNTZiNTM=

Siga no YouTube⬇️

https://youtube.com/@amparar.terapias