Educação

Volta às aulas: Foz adia para dia o 21; Cascavel mantém no dia 7

Desde o início de janeiro, foram registrados mais de 16 mil novos casos e 20 mortes pela doença. A média móvel de casos está em 918 e a taxa de transmissão da doença está superior a 3,8

Volta às aulas: Foz adia para dia o 21; Cascavel mantém no dia 7

Foz do Iguaçu – O retorno das aulas presenciais nas escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) de Foz do Iguaçu foi adiado para o dia 21 de fevereiro. A volta estava prevista para o próximo dia 8, mas, devido ao grande aumento de casos de covid-19 registrado no início deste ano, a data foi postergada. A decisão foi tomada em reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e considera o atual cenário da pandemia na cidade.

Desde o início de janeiro, foram registrados mais de 16 mil novos casos e 20 mortes pela doença. A média móvel de casos está em 918 e a taxa de transmissão da doença está superior a 3,8.

 

Ensino integral

Também foi adiado para o dia 3 de março o início do ensino integral nas escolas Gabriela Mistral e Parigot de Souza e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Professora Onira Caprini e Professora Vanderli Bertachini Moreira. As aulas nessas unidades voltam no dia 21 assim como toda a rede municipal, mas somente a partir do dia 3 será implantado o ensino em período integral. A Secretaria Municipal de Educação já preparou um calendário de reposição dos 13 dias do adiamento.

O calendário para 2022 prevê 200 dias letivos e 800 horas aula, com recesso previsto para 11 a 15 de julho e aulas aos sábados para os alunos das escolas municipais nos dias 12/03; 26/03 e 30/04.

 

Serviços administrativos

Apesar do adiamento da volta às aulas, na quarta-feira (2), as escolas e Cmeis de Foz do Iguaçu retomam os serviços administrativos e os atendimentos nas secretarias para novas matrículas e transferências de alunos. Os pais que por ventura ainda não matricularam os filhos na Educação Infantil (4 e 5 anos) ou no Ensino Fundamental (crianças de 6 a 10 anos), ou desejam pedir a transferência para outra instituição, devem procurar a unidade de ensino das 7h30 às 13h30. Para crianças de 6 meses a 3 anos, será aberto o cadastro de vagas pelo site da Prefeitura, também no dia 02 de fevereiro.

 

Em Cascavel, escolas e Cmeis retomam atendimento dia 3

 

Em Cascavel, a data para o retorno das aulas na rede municipal de educação foi mantido para o dia 7 de fevereiro. Nas unidades escolares o trabalho do setor administrativo já está acontecendo, porém, o trabalho ainda é exclusivamente interno, para que direção, coordenação pedagógica e os secretários deem conta de organizar as questões administrativas, listas de espera e todo o trabalho documental necessário para o início de um novo ano letivo.

Na próxima semana, a partir do dia 3 de fevereiro (após o Seminário de Educação), as famílias que precisam resolver alguma pendência na escola ou Cmei antes da volta às aulas, poderão entrar em contato, pessoalmente ou via telefone, com as secretarias de sua respectiva unidade escolar.

 

Seminário de Educação

Nos dias 1 e 2 de fevereiro, acontece o 1º Seminário de Educação de 2022, com o tema ‘Educação: aspectos educacionais, emocionais e atualidades’. O evento é destinado aos professores, professores de Educação Infantil, diretores, coordenadores pedagógicos, instrutores de informática, monitores, monitores de biblioteca, secretários de escola, agentes de apoio, zeladoras (merendeiras) e estagiários da Rede Municipal de Cascavel, que atuam nas escolas e Cmeis, e acontecerá de forma remota, em função do aumento recente dos casos de Covid-19.

A transmissão das palestras será pelo canal do youtube da Semed (youtube.com/semedcascavel) e as inscrições devem ser realizadas acessando even3.com.br/seminarioeducacao2022. A comprovação da presença dos profissionais será por meio de preenchimento de formulário que será disponibilizado do decorrer do evento.

 

Cadun

O setor de Cadastro Único de Vagas para Cmeis – Cadun, também está realizando somente serviço interno neste período, dando sequência à chamada das crianças que conseguiram vaga para este ano letivo, além dos que estão em idade obrigatória. O atendimento ao público para novos cadastros ou alteração na inscrição devem ser agendados a partir do dia 7 de fevereiro, pelos telefones 4001-2861 e 4001-2840.