Agronegócio

Visitantes vão conhecer estação compacta de água para suínos

O quarteto de tratamento de água é uma solução interessante para os suinocultores, considerando principalmente a importância que essa substância assume nas granjas e nos bons resultados dos lotes, destaca o médico veterinário do setor de suínos da Coopavel, Gustavo Bernart

Visitantes vão conhecer estação compacta de água para suínos

Uma estação compacta para tratamento de água vai ser uma das atrações da área de suínos do 34º Show Rural Coopavel, com início de visitação de estandes na segunda-feira, 7, às 8h. Novidades para a suinocultura poderão ser vistas no pavilhão de tecnologias da pecuária. Entre elas estão um robô alimentador de suínos.

O quarteto de tratamento de água é uma solução interessante para os suinocultores, considerando principalmente a importância que essa substância assume nas granjas e nos bons resultados dos lotes, destaca o médico veterinário do setor de suínos da Coopavel, Gustavo Bernart.

O quarteto

Quatro equipamentos integram o quarteto: clorador, acidificador, filtro e antidureza. “Cada um tem uma função específica e imprescindível no conjunto”, diz Gustavo. A estação ajuda a eliminar fungos, bactérias, leveduras e micro-organismos patogênicos que podem comprometer a performance do lote.

Gustavo cita um exemplo: “Se o pH da água for acima do que é recomendável para os animais, ocorrem problemas que, não sanados, conduzirão a prejuízos. O pH elevado leva à diminuição do consumo do líquido e redução da ingestão de ração”, diz o médico veterinário. Entre os problemas que podem acontecer estão principalmente os urinários e renais.

Características

O clorador tem as seguintes características: dosagem de tricloro em pastilhas, cloração com precisão, fácil controle de dosagem, rápida interrupção de cloração e grande autonomia de cloração. Acidificador: acidificação contínua, redução de pH da água, otimização da ação do cloro, fácil controle de dosagem e rápida interrupção de dosagem.

Filtro: retenção de partículas sólidas, elemento filtrante lavável e reutilizável, qualidade e autonomia em filtragem. Antidureza: impede a corrosão e incrustação nos bebedouros, combate a dureza e a corrosão que alteram a ação dos medicamentos e o desempenho zootécnico. “Principalmente para os criadores de suínos, vale muito a pena conhecer esse quarteto”, afirma Gustavo.

O evento

O Show Rural Coopavel, em sua 34ª edição, será realizado de segunda a sexta-feira, 7 a 11 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Paraná. A mostra de tecnologia ocorre em uma área aberta de 720 mil metros quadrados. O acesso ao parque e ao estacionamento não tem nenhum custo aos visitantes, que deverão utilizar máscara por todo o percurso e seguir o protocolo sanitário que será orientado.

Assessoria