Educação

UNIPAR - Pós-Graduação em Psicologia Fenomenológico-Existencial iniciou a todo vapor

Especialização repete sucesso e traz time de professores de peso

Tão esperado na região, curso abre a segunda turma em Cascavel e a quinta da Unipar
Tão esperado na região, curso abre a segunda turma em Cascavel e a quinta da Unipar

Consolidada na Universidade Paranaense – Unipar, a pós-graduação em Psicologia Fenomenológico-Existencial tem nova turma em Cascavel. O curso, que se iniciou no último mês, trará discussões dependência química, morte e luto, suicídio, orientação profissional, plantão psicológico, políticas públicas, psicologia e saúde, relações de trabalho, e muito mais.

A abertura foi com o professor Dr. Jorge Antônio Vieira, que ministrou a disciplina de História da Fenomenologia e do Existencialismo. Seu olhar voltou-se para o desenvolvimento histórico da fenomenologia e do existencialismo, principais filósofos e conceitos básicos da fenomenologia e das diferentes concepções do existencialismo.

Outros dois módulos também marcaram este início de curso – Fundamentos da Fenomenologia, com o filósofo Dr. Roberto Kahlmeyer-Mertens, e Fundamentos Filosóficos Existenciais, com o psicólogo Dr. Luiz José Veríssimo.

O primeiro abordou a fenomenologia Husserliana e o método fenomenológico, estruturas da consciência transcendental e modos de consciência transcendental. Já Veríssimo deu ênfase aos fundamentos filosóficos e a genealogia da Psicologia Fenomenológico-Existencial, falando sobre o pensamento dos filósofos existencialistas e sua influência no desenvolvimento das principais Escolas das abordagens fenomenológico-existenciais, focando, ainda, as noções de pessoa, alteridade e relação e suas implicações na Psicologia Existencial.

Ao longo do curso, muitos outros nomes de relevância para a Psicologia Fenomenológico-Existencial, que aceitaram o convite para compor o talentoso corpo docente, compartilharam suas experiências profissionais – a professora Vanessa Maichin, escritora de importante livro sobre a psicoterapia infantil, Karina Fukumitsu, reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho com a temática do suicídio, e Juliana Vendrúsculo, professora da USP, além de outros profissionais de destaque que atuam na região.

 

 

A coordenadora do curso, professora Cleina Biagi, recepciona alunos