Educação

Unidos por uma Escola Feliz

Pilares coloridos e muitos desenhos pelas paredes. A alegria e as cores da infância estão espalhadas por todos os lados da Escola Profª Dilair Silvério Fogaça, uma verdadeira Escola Feliz. A unidade escolar do Bairro Universitário foi inaugurada em 2017 e continua com uma estrutura bem cuidada, revelando o zelo dedicado por cada servidor e também pelas famílias dos alunos, que para a felicidade da diretora Cristiane Aparecida Ribeiro Bueno, é muito participativa. “A gente não faz nada sozinho, sempre contamos com a equipe da escola, com a APPS (Associação de Pais Professores e servidores) e com os pais, que são bastante participativos”, conta.

Com um bom planejamento dos recursos próprios, como o Fundo Rotativo e PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), além da realização de bazares e arrecadação de recicláveis, a direção e a APPS da escola conseguem manter as necessidades básicas da estrutura e ainda dar aquela repaginada na escola sempre que necessário.

“A nossa escola tem muita estrutura metálica, que vez ou outra precisa ter a pintura renovada. A gente nota principalmente nos locais que têm muito contato com as mãos, que com o tempo vão enferrujando. Então nós buscamos lixar e pintar toda a parte de estrutura metálica e pintamos os pilares de várias cores”, conta Cristiane, lembrando que também trabalhou na manutenção de portas, grades, brises e banheiros, além de equipar o refeitório com bebedouro, saboneteiras e suportes para papel toalha, adequando a escola ao que a Vigilância Sanitária determina.

 

Participação da comunidade

A diretora exalta a participação da comunidade escolar no que diz respeito aos cuidados do prédio e serviços que são oferecidos aos alunos. Desde a merenda, a limpeza e o trabalho pedagógico. Pais de alunos e familiares dos servidores também têm participação ativa nos cuidados com a escola e a diretora também não deixou de tecer elogios à equipe de manutenção da Semed (Secretaria Municipal de Educação), que também sempre ajuda quando necessário.

 

Pedagógico

E se quando o assunto é estrutura a diretora afirmou não fazer nada sozinha, em se tratando da parte pedagógica ela também conta com o precioso auxílio dos professores e da coordenação. “A gente nunca deixa o pedagógico de lado em detrimento à estrutura, as duas coisas têm que caminhar bem para os alunos serem atendidos da melhor forma”, garante Cristiane. A diretora contou que neste início de ano as coordenadoras estão repassando orientações individuais para cada professor de forma a garantir a qualidade no ensino.