Opinião

Um cenário de otimismo

Por Carla Hachmann

A CNI (Confederação Nacional das Indústrias) acaba de divulgar dois levantamentos com dados positivos para o governo, e o País. Uma sondagem feita pela entidade mostrou que 60% dos empresários consideram o governo ótimo ou bom e, em outra pesquisa, encomendada ao Ibope, os entrevistados disseram aprovar a atual condução da política econômica.

Após um ano de governo, a aprovação dos industriais é uma importante baliza. Sinaliza para acertos como redução da burocracia e aprovação da reforma da Previdência e aponta a necessidade de continuar avançando com o ajuste fiscal e as reformas tributária e administrativa.

A retomada do crescimento, mesmo que lenta, renovou o ânimo do setor produtivo. Otimismo é fator fundamental para a economia, e pode indicar um 2020 melhor que o esperado. Afinal, merecemos!

A queda na taxa de juros e a abertura maior dos bancos públicos ajudam a consolidar o movimento ascendente, eliminando qualquer suspeita dos chamados “voos de galinha”.

Os esforços devem continuar. O Brasil precisa ter em mente que é possível se tornar um país mais moderno e competitivo e sacramentar seu lugar no mundo, conquistando novos mercados e gerando crescimento sustentável, para que o desenvolvimento também ocorra.

Vencer o fantasma do desemprego, voltar a aumentar a renda, reduzir a desigualdade social são metas gigantes, mas que dependem de passos pequenos e contínuos, como os que vêm sendo dados.