Policial

Últimos dois vereadores de Foz do Iguaçu presos pela PF deixam a cadeia

Luiz Queiroga e Marino Garcia são réus em ação da Operação Pecúlio

O vereador reeleito Luiz Queiroga e o ex-vereador Marino Garcia deixaram a Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu 1 (PEF1), no oeste do Paraná, na tarde de quinta-feira (16). Os dois são os últimos dos 12 parlamentares presos pela Polícia Federal durante a deflagração da 5ª fase da Operação Pecúlio, no dia 15 de dezembro de 2016.

Luiz Queiroga teve a liberdade provisória concedida depois do pagamento da primeira das dez parcelas da fiança de R$ 100 mil estabelecidas pela Justiça. Também nesta quinta-feira, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) o desobrigou do pagamento da fiança. O valor deverá ser ressarcido ao vereador reeleito.

“Vou continuar minha vida de cabeça erguida. E dando todas as respostas que forem necessárias na instrução criminal, à vocês da imprensa e ao povo que acreditou no meu trabalho”, comentou.

Já Marino Garcia teve a prisão preventiva revogada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF) em Porto Alegre (RS) e a fiança afastada pelo STJ. “Estou com a consciência limpa e daqui para frente vou deixar na mão da Justiça. E, com certeza, tudo vai ser esclarecido”, declarou.

E, também nesta quinta, o TRF4 comunicou a Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que Fernando Duso, Rudineir de Moura, Marino Garcia, Mahmoud Ahmad Jomaa, Luiz Antônio Pereira, Juarez Silva dos Santos, Hermógenes de Oliveira, Diego Fernando de Souza, Paulo Rocha e Paulo Queiroz – todos presos durante a 5ª fase – deverão ficar afastados das funções públicas e estarão proibidos de exercer cargos públicos e de ter contato com as pessoas ligadas à administração pública municipal direta e indireta e empresas prestadoras de serviços à prefeitura de Foz do Iguaçu.

Saiba qual a condição dos vereadores reeleitos presos pela PF:

. Anice Gazzaoui – teve a liberdade provisória concedida pelo STJ e deixou a prisão no dia 7;
. Edílio Dall'Agnol – teve a liberdade provisória concedida pelo TRF4 e deixou a prisão na quarta (15);
. Darci Siqueira – teve a liberdade provisória concedida pelo TRF4 e deixou a prisão na quarta (15);
. Luiz Queiroga – teve a liberdade provisória concedida pelo TRF4 e deixou a prisão nesta quinta (16);
. Rudinei de Moura – teve a liberdade provisória concedida pelo TRF4 e deixou a prisão na quinta (9) com o uso de tornozeleira eletrônica;
. Beni Rodrigues – preso temporariamente e solto no dia 20 de dezembro de 2016. Tomou posse e assumiu o cargo no dia 1º de janeiro.

Saiba qual a condição dos ex-vereadores:

. Zé Carlos – preso temporariamente e solto no dia 20 de dezembro de 2016.
. Fernando Duso – deixou a prisão no dia 1º de fevereiro após o pagamento de fiança de R$ 100 mil;
. Paulo Rocha – teve a liberdade provisória concedida pelo TRF4 e deixou a prisão na quinta (9) com uso de tornozeleira eletrônica;
. Hermógenes de Oliveira – teve a liberdade provisória concedida pelo TRF4 e deixou a prisão na sexta (10) com uso de tornozeleira eletrônica;
. Paulo Cesar Queiroz – teve a liberdade provisória concedida pelo TRF4 e deixou a prisão na sexta (10) com uso de tornozeleira eletrônica;
. Marino Garcia – teve a liberdade provisória concedida pelo TRF4 e deixou a prisão nesta quinta (16).