Cotidiano

Trump acena com corte de repasses à ONU em comício na Carolina do Norte

2016 950169641-201611071842235463_RTS.jpg_20161107.jpg

CAROLINA DO NORTE ? O candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, declarou que uma eventual derrota na eleição desta terça-feira representaria ?o maior desperdício de tempo, energia e dinheiro?. Trump afirmou ainda que, caso eleito, deixará de repassar bilhões de dólares à Organização das Nações Unidas (ONU) e usará o dinheiro para ?reconstruir a infraestrutura? do país.

Trump realizou comício em Raleigh, na Carolina do Norte, considerada um dos estados-chave da disputa eleitoral americana. Mais cedo, o candidato republicano havia discursado em Sarasota, na Flórida, outro dos chamados ?swing states? ? estados que não são dominados historicamente nem por democratas, nem por republicanos.

? Eu vou considerar isso (uma eventual derrota) o maior desperdício de tempo, energia e dinheiro ? afirmou Trump.

A candidata democrata Hillary Clinton também realizará comício em Raleigh nesta segunda-feira, por volta de meia-noite, acompanhada dos cantores Jon Bon Jovi e Lady Gaga, além do marido e ex-presidente Bill Clinton.

O comício na Carolina do Norte encerrará o último dia de campanha de Hillary, que começou em Nova York e ainda tem uma parada prevista na Filadélfia, onde aparecerá ao lado do atual presidente Barack Obama e da primeira-dama, Michelle Obama.

LUTA É PELOS ESTADOS-CHAVE

Uma vez que a disputa da Casa Branca é decidida por um sistema de Colégio Eleitoral, em que se contabilizam ganhos estado por estado, o resultado não depende exclusivamente do percentual simples de votos que cada candidato obtém em escala nacional. No último dia de campanha, os candidatos percorrem cinco estados-chave na tentativa de conquistar os últimos votos cruciais para a vitória ? e de incentivar os eleitores a saírem às urnas na terça-feira.

Ao longo do fim de semana, os candidatos também trabalharam duro para conquistar o eleitorado nos estados decisivos para as eleições. Hillary apareceu ao lado de celebridades muito famosas no país ? incluindo a cantora Beyoncé, o rapper Jay Z, o jogador de basquete Lebron James e a cantora Katy Perry. Ela tenta atrair os eleitores jovens, muitos dos quais não se sentem incentivados o bastante a sair de casa para votar.