Economia

Trevo Cataratas: Moradores e empresários são orientados

Croqui indica como será o fluxo temporariamente

Trevo Cataratas: Moradores e empresários são orientados

Moradores e empresários que estão estabelecidos na Avenida Cinira Rodrigues dos Santos e na Rua Francisco Ignácio Fernandes, no Bairro Cataratas, zona leste de Cascavel, estão recebendo a visita de agentes da Transitar e do Território Cidadão. Eles estão esclarecendo dúvidas sobre o croqui da primeira fase das obras do Trevo Cataratas, que irão impactar diretamente essas duas vias urbanas com toda infraestrutura necessária para, num segundo momento, absorver o fluxo rodoviário da BR-277 durante as obras no trevo.

O empresário Osvaldo de Jesus Stresser Duarte, da Hidráulico e Trevo Freios, aprovou a iniciativa: “Agradeço ao prefeito [Leonaldo Paranhos], que teve a dignidade de nos mandar uma equipe para orientar sobre as mudanças. Estou aqui desde 2000 e já vi muitas tentativas de mudar o Trevo, mas nenhuma concluída. Desta vez acredito que será uma transformação de verdade e, como vieram dar informação, a gente pode ajudar a ter uma obra definitiva e boa, para tanto para os empresários como também para a cidade, pois estamos podendo participar”.

De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, embora o projeto e a execução sejam da Ecocataratas, como os moradores dessa região serão diretamente afetados. “A Transitar – numa parceria com o Território Cidadão – está informando sobre as mudanças, pois é importante que todos tenham o conhecimento necessário sobre os impactos e os transtornos temporários, já sabendo, porém, que se trata de uma obra de médio prazo que, após a conclusão, mudará de forma positiva a vida de todos”.

De acordo com o engenheiro de trânsito da Transitar, Juliano Denardin, os agentes estão detalhando as mudanças na rotina dos estacionamentos da via para que os empresários possam orientar os clientes.

Como o cronograma das obras será por quadras, para minimizar o impacto, eles esclarecem dúvidas sobre a intervenção e entregam um mapa de como ficará o desvio futuramente.

“Ninguém será impedido de circular no ambiente, isso é o mais importante que a comunidade saiba. Será feito um sistema de siga e pare, mas, para evitar transtornos, todos precisam temporariamente se adaptar à nova rotina. Depois de passado esse período, as vias herdarão um pavimento de rodovia, que será um benefício para décadas”, acrescenta o engenheiro.

A Ecocaratas iniciou esta semana os serviços de limpeza de área. As vias passarão por terraplenagem e drenagem para depois serem pavimentadas.