Agronegócio

Tarifa zero sobre a soja

A China vai zerar as tarifas de importação de soja de alguns vizinhos asiáticos a partir de 1º de julho, afirmou esta semana o gabinete central do governo chinês. Ficarão isentos de pagar a atual tarifa de 3% os exportadores de soja da Índia, da Coreia do Sul, de Bangladesh, de Laos e do Sri Lanka. A medida é vista pelo mercado mais como um jogo de cena na guerra comercial com os Estados Unidos do que como algo de impacto mais significativo. “É uma forma de tentar fazer com que o setor produtivo americano pressione Trump para buscar um acordo comercial melhor. Na soja, a China não tem escape. Umas 35 milhões de toneladas terão de ser compradas dos Estados Unidos, não existem outros fornecedores”, diz o consultor Vlamir Brandalizze.

A decisão envolvendo a tarifa da soja integra uma lista mais ampla de produtos da região e prevê ainda cortes nas taxas aplicadas a outros produtos agrícolas, químicos, médicos, siderúrgicos e de alumínio.

A China tem se esforçado para ampliar sua produção de soja neste ano, depois de ameaçar a adoção de uma tarifa retaliatória de 25% contra importações de soja dos EUA. Os chineses também têm procurado diversificar suas fontes de importações de soja, comprando a commodity agrícola de países como Brasil e Rússia.