Policial

Simulação de acidente com aeronave é realizada no aeroporto

Treinamento, que faz parte de recomendação da Anac, envolveu cerca de 30 profissionais

Cascavel – Ao todo, dez viaturas e aproximadamente 30 profissionais do Corpo do Bombeiro, Samu e integrantes do Posto do Aeroporto participaram na tarde de sexta-feira (7) de uma simulação envolvendo o acidente de uma aeronave.

As viaturas espalhadas no Aeroporto de Cascavel ajudaram a combater um incêndio envolvendo múltiplas vítimas. O treinamento faz parte de uma recomendação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). 

“A ideia do treinamento é promover essa integração entre os órgãos que trabalham na área do atendimento pré-hospitalar e também no atendimento da resolução da Anac. Fazemos vários treinamentos porque envolve várias vítimas. Então senão estivermos trabalhando em uma sintonia perfeita, as vítimas que irão sofrer com a situação”, comenta a tenente do Corpo de Bombeiros Rafaela Tassi.

Em acidentes como esse que há risco de explosões da aeronave atingir as vítimas, a prioridade é o socorro.

“O primordial é retirar as vítimas do local de risco para depois estar encaminhando para as unidades hospitalares. Quanto mais rápido melhor, mas é importante lembrar sempre da qualidade do atendimento. A frequência do treinamento é feita entre duas ou três vezes ao ano”, explica Tassi.

Para o médico do Samu Rodrigo Nicácio a capacitação é essencial para o treinamento dos profissionais.

“A equipe tem que conhecer a rotina e tomar decisões rápidas salvando o maior número de vítimas. Por isso, é necessária essa interação entre as equipes. Aprendemos a teoria e hoje colocamos em prática, para quando acontecer estarmos preparados com ocorreu recentemente em um frigorífico em Cascavel”, frisa.

Muitos curiosos acompanharam o treinamento através da cerca do Aeroporto.

(Com informações de Eliane Alexandrino)