Policial

Seminário sobre o Método Apac termina neste domingo, na FAG

Objetivo é divulgar e fazer com que a sociedade conheça o funcionamento do método

Cascavel – Termina neste domingo (29) o I Seminário de Estudos Sobre o Método Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). O evento está sendo realizado na FAG (Faculdade Assis Gurgacz) desta sexta-feira. O objetivo do seminário é divulgar e fazer com que a sociedade conheça o funcionamento do método.
A abertura do evento, na noite de sexta, contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Paulo Vasconcelos, o diretor do Depen (Departamento de Execução Penal), Luiz Alberto Cartaxo, o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Cezar dos Reis.
Também participaram do evento a Juíza de Direito da Comarca de Barracão, Branca Bernardi, e a Juíza de Direito Substituta da 1ª Subseção Judiciária de Cascavel, Cláudia Spinassi. Branca é responsável pela instalação de uma Apac em Barracão, primeira unidade no Estado. Já Cláudia encabeça o movimento pela criação de uma Apac em Cascavel.
O evento contou com a participação de quase 400 inscritos, que puderam acompanhar palestras sobre diversos temas relacionados às Apacs. Houve palestras sobre como nasceu o Método Apac, a filosofia da Associação, a participação da família no processo de recuperação de apenados, dentre outros temas.
A Apac
O Método Apac se diferencial do sistema carcerário atual na questão financeira e no que se trata à recuperação de detentos. Custando apenas um quarto do sistema atual, a Apac tem um índice superior a 90% de não reincidência.
Quando estiver em pleno funcionamento, a Apac Cascavel poderá abrigar até 200 presos, gerando uma economia anual de R$ 5 milhões aos cofres públicos. O que possibilita isso é a necessidade de um corpo de funcionários menor. Por aceitar apenas presos de bom comportamento, o Apac não necessita de um esquema de segurança tão rígido quanto o do sistema convencional.