Policial

Seis são presos por exploração sexual infantil

Curitiba – Seis pessoas foram presas ontem pela Polícia Civil do Paraná acusadas de exploração sexual infantil. A ação faz parte da Operação Luz na Infância, desenvolvida pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e das Secretarias de Segurança Pública de 24 estados, incluindo o Paraná.

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Curitiba, Londrina e Maringá, sendo que cinco pessoas foram presas na capital do Estado e um homem de 29 anos em Maringá. Já em Londrina o mandado de busca e apreensão foi cumprido, o que resultou em diversos materiais que serão encaminhados para análise.

Dentre os presos está um homem de 72 anos, que possuía arquivos em computadores imagens que demonstram claramente cenas de pornografia envolvendo crianças e adolescentes, a maioria delas de arquivos internacionais.

Outra pessoa presa é uma mulher de 33 anos, acusada de abusar sexualmente do filho de 11 anos. Conforme a polícia, ela praticava o ato com o menino, filmava o ato e encaminhava via celular para o padrasto. No momento da prisão, os policiais encontraram um vídeo que confirmou o ato. A criança tinha denunciado a mãe em maio deste ano, quando o pai registrou um boletim de ocorrência no Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes) e o crime estaria sendo cometido já há algum tempo.

A operação acontece em 24 estados brasileiros, para cumprir 172 mandados de busca e apreensão em 184 alvos. O número total de agentes envolvidos são 120 delegados, 609 policiais, 110 escrivães e 53 peritos. Em todo País, 108 pessoas foram presas na Operação Luz na Infância até o fechamento desta edição.