Policial

Secretaria de Saúde emite nota sobre o surto de H1N1 na 15ª SDP

São nove casos confirmados, cinco em detentos e outros quatro em servidores

Cascavel – A Secretaria de Saúde de Cascavel emitiu nesta quarta-feira (5) uma nota sobre o surto de H1N1 na carceragem da 15ª SDP (Subdivisão Policial) de Cascavel. De acordo com a Secretaria, são nove casos confirmados, cinco em detentos e outros quatro em servidores.

“Os detentos da 15ª SDP permanecem estão recebendo, diariamente, a dose do medicamento Oseltamivir [Tamiflu] para quimioprofilaxia [um comprimido ao dia por dez dias]”, comenta a secretaria em nota.

Em relação ao preso que segue internado no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), o resultado para H1N1 deu negativo. O exame foi realizado por laboratório privado. Porém, será necessário aguardar o resultado da segunda amostra enviada ao Lacen (Laboratório Central do Estado) para confirmação ou descarte.

“A amostra enviada ao laboratório da rede privada foi coletada após ter sido ministrada duas doses do medicamento antiviral Oseltamivir [Tamiflu], durante o atendimento que o paciente recebeu na UPA [Unidade de Pronto Atendimento] Brasília”, explica a nota.

Em relação às visitas dos familiares, a Secretaria afirmou estar monitorando os detentos.

“A Secretaria aguardará se surgirão novos casos suspeitos, para definir conduta. Nos próximos dias será informado se haverá necessidade de suspender as visitas do próximo fim de semana”, afirma a Secretaria.

No último sábado (1º), uma confusão foi registrada após a suspensão das visitas de familiares por conta do surto de H1N1. Revoltados, os presos danificaram galerias da carceragem. Equipes da Polícia Militar foram acionadas para prestar apoio.