Policial

Sanepar disponibiliza em site livro sobre eficiência energética no saneamento

Obra reúne trabalhos de pesquisadores contemplados em premiações nacionais

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) disponibilizou em seu site o livro “Eficiência Energética no Saneamento”, que reúne os nove artigos selecionados no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis (PSTS) e no Prêmio Inova Sanepar, ambos sobre o tema do uso inteligente e alternativo de energia. A obra foi lançada em comemoração aos 54 anos da Sanepar.

Os trabalhos foram selecionados em 2016 em dois concursos promovidos pela Companhia.O Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis, de caráter nacional, teve o objetivo de buscar junto aos pesquisadores de universidades e de institutos de pesquisa artigos científicos, com possibilidade de aplicação na empresa. “A intenção foi estimular a pesquisa sobre energia e saneamento e buscar soluções sustentáveis para conservação, racionalização e produção de energia, um dos principais insumos do setor de saneamento. O Prêmio Inova Sanepar foi destinado apenas aos empregados concursados da empresa para reconhecer e valorizar as boas práticas já em funcionamento a fim de estimular o uso eficiente da energia em nossos processos e que podem ser implementadas e ampliadas dentro da Companhia”, explica o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião. O livro traz os nove trabalhos premiados e ainda trata das atividades pela Sanepar em relação ao uso inteligente da energia internamente e faz reflexões sobre os desafios atuais desse tema. Dos capítulos 1 ao 3, os trabalhos são do Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis da categoria Mestrado e Doutorado: “Aproveitamento de biogás e lodo excedente de reatores UASB como fonte de energia renovável em estações de tratamento de esgoto” (1.º lugar – André Pereira Rosa – UFMG); “Purificação de biogás através de cultivo de microalgas em efluentes orgânicos” (2.º lugar – Bruno Miyawaki – UFPR); e “Método para seleção de bombas funcionando como turbina (BFT) em substituição a válvulas redutoras de pressão” (3.º lugar – Gustavo Meirelles Lima – UNICAMP). Os capítulos 4 ao 6 são da categoria Graduação e Pós-graduação:

“Eficiência energética em bombeamentos de água tratada” (1.º lugar – Maiquel Auri Lamb – UFSM); “Avaliação do potencial de produção de biometano a partir de lemnas: efeito do pré-tratamento” (2.º lugar – Bruna Scandolara Magnus – UFSC); e “Dimensionamento de um biodigestor: aproveitamento de resíduos urbanos para a geração de biogás” (3.º lugar – Kelly Borne -UNILA). Os três últimos capítulos apresentam as pesquisas realizadas por empregados da Sanepar: “Automação no controle de perdas, impactos ambientais e eficiência energética em sistemas de abastecimento de água” (1.º lugar – Rodrigo Votre); “Otimização da macro distribuição do sistema de abastecimento integrado de Curitiba – SAIC” (2.º lugar – Katia Regina Garcia da Silva); e “Uso racional de energia elétrica com a implantação da comissão interna de conservação de energia elétrica” (3.º lugar – Vanderlei Gonçalves da Silva).

A obra foi organizada pelos pesquisadores da Sanepar Barbara Zanicotti Leite Ross, Charles Carneiro e Gustavo Rafael Collere Possetti, que também participaram das comissões julgadoras do Prêmio Inova e do PSTS. Além deles, na Comissão Julgadora do PSTS, participaram Daniel Costa dos Santos (UFPR), Leandro Alberto Novak (Sanepar) e Sérgio Michelotto Braga (UFPR). Daniel e Sérgio ainda atuaram como jurados do Inova, ao lado de Frederico Ferreira de Vasconcelos (Agência Alemã GIZ) e Marcelo Dalcul Depexe (Sanepar). Na Comissão Organizadora, ainda atuaram as empregadas da Sanepar Fernanda Armelinda Cardoso, Rita de Cássia de Oliveira Loureiro e Thays Renata Poletto. As funcionárias Erica Rosana Jacomel Weiber, Marilene Maria Lora, Salete Roecker trabalharam na Comissão de Análise Documental.

O livro com trabalhos vencedores do PSTS e no Inova está disponível no site da Sanepar, no link: http://site.sanepar.com.br/a-sanepar/inovacao/publicacoes