Policial

Rossoni confirma demolição do cadeião na próxima quarta

Rossoni reconheceu que a demolição irá ocorrer com uma semana de atraso, já que a previsão inicial era de que ela ocorresse na quinta-feira, dia 15

Cascavel – O cadeião da 15ª SDP (Subdivisão Policial) já tem data para ser demolido: será na próxima quarta-feira (21), dia em que o governador Beto Richa estará em Cascavel para dar a marretada simbólica, que marcará o desmanche da unidade. A informação foi confirmada pelo chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, em entrevista concedida ontem, nesta cidade.

Rossoni reconheceu que a demolição irá ocorrer com uma semana de atraso, já que a previsão inicial era de que ela ocorresse na quinta-feira, dia 15. “Estamos em Cascavel para uma reunião para tratar de várias questões, entre elas, fazer o preparativo para que o governador, na semana que vem, cumpra o seu compromisso”, afirmou.

A demolição irá ocorrer após todos os presos do local serem transferidos para a PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), o que tem preocupado os agentes penitenciários que trabalham no local. Os servidores afirmam que existe uma defasagem no quadro de funcionários e há falta de estrutura na unidade para abrigar tantos presos.

Rossoni afirmou desconhecer uma “queda de braço” entre agentes e Governo do Paraná. No entanto, ele foi bastante incisivo ao mandar um recado aos servidores. “Seria muito ruim isso [uma queda de braço], porque nós todos somos governo. Eu sou governo e eles também. Agora, se alguém não está satisfeito, deveria se afastar do governo. O dia em que eu não estiver satisfeito, peço a conta”, atacou.

O problema de superlotação em carceragens não é um problema exclusivo de Cascavel, repetindo-se em outras unidades. Apesar disso, segundo Rossoni, não há previsão para que outras cadeias sejam desativadas. Ele citou uma “dificuldade” em investimentos devido à relação entre Estado e União não ser a das melhores.

“Temos várias regiões no Estado e estes investimentos estão sendo divididos entre estas regiões. Neste momento, para Cascavel e para região, o investimento é este”, disse o chefe da Casa Civil, referindo-se à revitalização da PEC. “Dentro de uma gestão eficiente nós vamos melhorar muito o sistema penitenciário”, completou.

Novas viaturas

Em Cascavel, Valdir Rossoni destacou os investimentos feitos pelo Governo do Estado na área de segurança pública, mencionando o pregão eletrônico anunciado ontem pelo governador Beto Richa para a compra de mais mil viaturas policiais. “Além da compra destas mil viaturas, locamos outras 300, mas ainda temos falta de viaturas. Estamos colocando 2,2 mil novos policiais na corporação, mas ainda temos falta de policiais. Então, temos que gerenciar a situação com pouco dinheiro e muita eficiência”, comentou Rossoni. Desde o início da gestão, para dar melhores condições de trabalho aos policiais, o governo investiu na compra de 1,5 mil viaturas, armamentos e oito mil coletes balísticos. Foram 10,8 mil novos policiais contratados nos últimos cinco anos.