Policial

Reforma da PEC e ampliação da PIC não têm data para começar

Projeto do Cense I está sendo adaptado e, após concluído, obra terá 90 dias para iniciar

Cascavel – Quase um ano depois da rebelião na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), o Governo do Estado ainda não tem uma data definida para o início das obras da reforma na unidade. A situação, que é considerada caótica já que houve redução considerável na capacidade da penitenciária, só deve ser resolvida no ano que vem e foi discutida ontem, na PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel) durante a reunião mensal do Cogesp (Conselho de Gestores de Segurança Pública).

De acordo com o representante da Paraná Edificações em Cascavel, Gilnei dos Santos, houve um aumento de 12% no valor da licitação da reforma e, nos próximos dias, um novo certame deve ser iniciado.

“Tivemos dois pregões, com valor de pouco mais de R$ 1,5 milhão, onde em um houve a participação de duas empresas, que apresentaram propostas bem acima do valor, e no segundo o pregão eletrônico foi deserto”.

Segundo o coordenador regional do Governo do Estado, Severino Folador, na próxima semana deve sair um novo edital.

“A demora se deu pela mudança de secretarias. Antes era de responsabilidade da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e, desde dezembro do ano passado, é atribuição da Sesp. Com isso foi preciso fazer uma série de adequações em projetos, que ainda não foi concluída”.

Conforme o diretor da PEC, Valdecir Gralick Alves, até que a reforma seja feita, os profissionais estão se adequando a realidade da unidade.

“Foram feitos reparos emergenciais, colocamos uma sala de aula para que os presos continuem estudando, entre outras melhorias. Não podemos parar a unidade e ficar esperando até que as obras sejam entregues”.

PIC: Ampliação será entregue em oito meses

Durante a reunião também foi abordada a retomada das obras de ampliação da PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel). Segundo o representante da Paraná Edificações, as obras deverão ser entregues somente no ano que vem.

“A ampliação, depois de iniciada, terá duração média de oito meses e, por enquanto, não temos previsão de datas”.

Cense I

Outra obra citada durante a reunião foi a construção do novo Cense I (Centro de Socioeducação), no Bairro Cascavel Velho. De acordo com Severino Folador, estão sendo feitas algumas correções no projeto inicial.

“Como ele foi feito a algum tempo precisa ser adaptado. Depois de aprovado o início das obras deve começar em 90 dias”.

(Com informações de Tissiane Merlak)