Educação

Redação surpresa no Enem 

Toda a expectativa foi pouca para o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que pegou estudantes e professores de surpresa ontem. Os candidatos tiveram de discorrer sobre “A educação de surdos no Brasil” no primeiro dia de prova. Nesse domingo, os temas foram Ciências Humanas e Tecnologia. No próximo domingo (12) ocorre a segunda etapa da avaliação.

Em Cascavel, estavam inscritos 11.049 estudantes. Ao fim da prova, teve quem considerou a prova fácil, mas que não gostou da redação. “Não imaginávamos que seria esse tema. Pensamos qualquer coisa, algo sobre a atual situação política. Mas não isso”, disse Ana Carolina, que estuda em um colégio público em Capitão Leônidas Marques e veio a Cascavel para fazer a prova.

“Achei o tema confuso. Não esperava que caísse isso. Acho que fui bem, mas acreditei que o tema da redação seria algo referente à política”, acrescenta Letícia Karina, estudante do Colégio Estadual Consolata. “Acho que fui mais ou menos na prova”.

Já Rafael Fernandes, que estuda no Colégio 14 de Novembro, ficou contente: “Não pensei nesse tema, mas achei bacana a discussão, consegui dissertar bem”.

Gente grande

Não é só adolescente que faz a prova do Enem. Tem muita gente “grande” que se arrisca. Ou para voltar a estudar ou para se atualizar. “Meus filhos já se encaminharam na vida e eu resolvi voltar a trabalhar meu conhecimento. Tenho o objetivo de voltar a estudar, quem sabe fazer uma nova faculdade, porque faz 30 anos que eu parei de estudar”, conta Tânia Angelina Bernardes, que tem 48 anos e fez a prova ontem. “Inclusive, acabei de deixar meu filho na FAG, onde ele faz a prova, e vim para a Unipar, que é o meu local”, disse, rindo.

Francilene Bandeira mora em Maringá e veio a Cascavel para fazer a prova. E, aos 35 anos, quis tentar de novo: “Minha motivação é a possibilidade de entrar para a faculdade, tentar um ProUni, um Fies”.

Movimentação

Tanto no horário de entrada quanto no horário de saída, a movimentação foi intensa nos locais de prova em Cascavel. No Paraná, mais de 287 mil pessoas fizeram o teste, que terá sua segunda etapa no dia 12 deste mês. A maioria estudantes como Clarice Carvalho que, com 17 anos, sonha em emendar o terceirão e entrar na faculdade. “Quero ter um futuro melhor, ajudar meus pais. Estudei bastante, fiz muitos simulados pela internet, estudei provas anteriores. Espero que dê tudo certo”.