Policial

Quinze oficinas mecânicas estão credenciadas em Cascavel

Sistema de gerenciamento promete economia aos cofres públicos municipais

Cascavel – Um novo sistema de gerenciamento da frota pública, que vem sendo utilizado há cerca de 60 dias, amplia a quantidade de oficinas mecânicas e promete trazer economia aos cofres do Estado. A quantidade de oficinas credenciadas no sistema de manutenção saltou de 39 para 370.

Desde o dia 9 de junho, 15 estabelecimentos comerciais de Cascavel podem receber os veículos para realizar a manutenção. A maior parte da frota (70%) pertence à Secretaria de Segurança Pública.

Somente na área de atuação do 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar), que corresponde a 21 municípios, 44 oficinas estão cadastradas. A área é atendida por 733 veículos, sendo 416 da área de segurança pública.

O gerenciamento é compartilhado entre o Estado e uma empresa especializada, vencedora de licitação na modalidade Pregão Presencial. O contrato prevê um valor máximo anual de R$ 56 milhões e foi levantado a partir das estimativas de gastos que cada órgão que utiliza a frota estadual enviou ao Deto (Departamento Estadual de Transporte Oficial).

A expectativa é alcançar uma redução de 20% no gasto médio dos serviços, com a redução do consumo de combustível para conduzir os veículos para a manutenção.

Antes desse sistema, havia 29 cidades-polo que atendiam a demanda de municípios menores, dentre elas, Cascavel.

“Por semana, de 800 a 900 veículos voltam a trabalhar. A demanda é de 2,5 mil ordens de serviços por mês na frota geral do Estado, sendo que um mesmo veículo pode ter várias ordens”, afirmou o diretor do Deto, Cesar Ribeiro Ferreira.

(Com informações de Marcelo Machado)