Policial

Quedas do Iguaçu: Diretor acusado de abuso e estupro é exonerado

Ele é acusado em inúmeros casos de abuso sexual e estupro de crianças e adolescentes

Quedas do Iguaçu – Em documento datado de 14 de maio, a Prefeitura de Quedas do Iguaçu exonerou o professor e atual diretor de uma escola municipal. Ele é acusado em inúmeros casos de abuso sexual e estupro de crianças e adolescentes. Inclusive, muitas das vítimas abusadas na infância já são adultas e hoje engrossam a voz de quem foi abusado recentemente.

No documento, a prefeitura afirma que, após concluir o relatório proveniente do processo administrativo disciplinar 001/2019, promovido pela Portaria 015/2019, e “considerando o fulcro no artigo 6892 e artigo 171 da Lei Municipal 2017/2003, declara que fica exonerado por justa causa, a partir de 14/05/2019, o servidor ocupante dos cargos em proveniente efetivo de professor do quadro do Município”.

A prefeita Marlene Fátima Manica Revers, que assina a exoneração, manifestou-se por meio de seu marido, o secretário de Administração, Vitório Revers, que disse apenas que, por se tratar de processo sigiloso e envolver menores de idade, não poderia detalhar o processo administrativo que apurou a conduta do acusado.

Para as vítimas que acompanham os processos na Justiça, a exoneração foi um dos passos no reconhecimento daquilo que intitulam ser “atrocidades e monstruosidades”, mas revelam que ainda aguardam os desdobramentos na esfera criminal.

Nem o professor nem sua defesa foram localizados pela reportagem.

Relembre o caso

Conforme matéria publicada pelo Jornal O Paraná em 22 de março deste ano, há relatos de que os abusos ocorriam há pelo menos três décadas. Os casos mais recentes seriam do fim do ano passado e início deste ano, que somam ao menos 15 relatos de crianças e adolescentes e dez boletins de ocorrência registrados de meninos e meninas que teriam sofrido abuso ou estupro do então professor de educação física dentro das unidades educacionais onde ele trabalhou.

Apesar do crescente número de registros e do aparecimento de novos casos – as vítimas estimam que possam existir dezenas de abusados que ainda não tiveram coragem de denunciar -, o professor chegou a ser promovido a diretor da escola, mas foi afastado de suas funções no início deste ano letivo. Três meses depois do início do processo administrativo, o professor foi exonerado.

Reportagem: Juliet Manfrin

Leia mais:

Abuso sexual e estupro: Vítimas de professor se multiplicam em Quedas