Educação

Projeto de Extensão “Escritório Modelo”, de Arquitetura e Urbanismo da Univel, une teoria e prática

O projeto tem como objetivo desenvolver habilidades técnicas, gerenciais e sociais dos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo

Projeto de Extensão “Escritório Modelo”, de Arquitetura e Urbanismo da Univel, une teoria e prática

O projeto de Extensão “Escritório Modelo”, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Cascavel – Univel, tem como objetivo o desenvolvimento de projetos sociais para a comunidade, oferecendo assistência técnica gratuita de Arquitetura e Urbanismo para a população que não possui acesso a um profissional.

 

De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel, Taís Marine Brandelli, o projeto, além de contribuir com a comunidade, é uma oportunidade para que os acadêmicos do curso possam desenvolver habilidades importantes para a profissão. “Nesse projeto, buscamos, numa colaboração entre professores e alunos, oferecer qualidade de vida para as pessoas através da arquitetura. Os alunos envolvidos no projeto podem desenvolver habilidades profissionais técnicas, gerenciais e sociais, numa relação entre ensino e extensão, entre teoria e prática”, ressalta Taís.

Para o acadêmico do 1º semestre de Arquitetura e Urbanismo da Univel Lucas Ricardo Veiga, o “Escritório Modelo” foi um diferencial da Univel no momento de escolher a instituição de ensino, pois é uma possibilidade de estar em contato com as demandas profissionais da Arquitetura e Urbanismo ainda dentro do ambiente de ensino. “Tem sido uma oportunidade fantástica para mim e meus colegas porque podemos aplicar os conceitos que aprendemos na teoria, desenvolver projetos sociais que ajudem o próximo, trabalhar com uma equipe diversa com acadêmicos de diferentes períodos e experiências, nos especializar nas ferramentas que são fundamentais para o dia a dia da profissão e, principalmente, é um espaço para que a gente se conheça como arquiteto”, conta Lucas.

Os participantes do projeto, nos primeiros meses do Escritório Modelo, além da criação do próprio escritório, participaram da criação de uma cozinha para um projeto social, ajudaram a regularizar a planta de uma casa de apoio, criaram o projeto da Praça dos Ipês, ofereceram oficinas de softwares para outros acadêmicos e agora estão auxiliando a criar a Semana Acadêmica. Está sendo um espaço rico de aprendizado profissional e acadêmico, que exige a dedicação real dos que estão envolvidos.

Para a acadêmica do 2º semestre do curso Arquitetura e Urbanismo da Univel Gabrielly Popiu, participar do projeto é uma oportunidade de conhecer o dia a dia de um escritório de arquitetura e colocar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula. “Através do projeto, nós temos a oportunidade de trabalhar com projetos sociais, de cunho arquitetônico, e nós aprendemos sobre o dia a dia de um escritório de arquitetura urbanismo, temos evoluído muito e já atendemos alguns projetos, alguns estão completos e estamos no processo de entrega. Tem sido uma experiência muito interessante, porque eu aprendi o AutoCAD (software que oferece ferramentas para auxiliar na criação de projetos de arquitetos e engenheiros), aprendi a fazer levantamentos, está sendo realmente uma oficina onde estamos crescendo muito como estudantes e futuros profissionais. Realmente, está sendo uma experiência muito interessante, que está fazendo a minha mente abrir e ver como esse universo é amplo e o quanto podemos mudar a realidade dos lugares e das pessoas por meio da arquitetura e urbanismo”, conta Gabrielly.