Policial

Projeto de Centro de Inteligência é apresentado ao ministro da Justiça

Centro será construído em Foz e irá integrar forças de segurança de todo o País

Brasília – O projeto que prevê a criação de um Centro de Inteligência e Controle de Informações, em Foz do Iguaçu, foi apresentado na segunda-feira (3), em Brasília, ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e à secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki.

A apresentação foi feita pelo secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita, e acompanhada pela vice-governadora Cida Borghetti. A intenção do Centro de Inteligência na fronteira é oferecer e trocar informações com as forças de segurança de todo o País.

“Existem muitas investigações, de diferentes forças de segurança pública, que não prosperam na região de fronteira por falta e/ou troca de informações. Este Centro vai suprir esta demanda e será um importante reforço no combate ao crime organizado”, disse Mesquita.

A vice-governadora salientou a necessidade de reforçar a segurança nas fronteiras com a integração de órgãos federais, estaduais e municipais.

“Esse intercâmbio de informações e dados é fundamental para tornamos mais eficiente o trabalho das nossas forças de segurança”, disse Cida Borghetti.

O secretário da Segurança Pública vai formalizar o projeto e encaminhar nos próximos dias à Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça) e ao Ministério da Justiça. De acordo com o secretário, a intenção é também trocar informações por meio do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), projeto estratégico do Exército Brasileiro.

Além do serviço de inteligência, o Centro vai desempenhar o atendimento de ocorrências, recebimento de imagens, consulta de bancos de dados, bem como a coordenação de operações ostensivas na região fronteiriça.

Assim como a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal, a Agência Brasileira de Inteligência, a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo e a Receita Federal devem trabalhar em conjunto no novo Centro de Inteligência e Controle de Informações de fronteiras.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)