Cotidiano

Projeto beneficia doadores de medula

Obteve aprovação unânime em primeiro turno de votação, na sessão de ontem, o projeto do vereador Roberto Parra que isenta os doadores de medula óssea cadastrados nos dois hemocentros de Cascavel do pagamento de inscrição em concursos públicos.

“Os interessados em se beneficiar dessa isenção deverão comprovar, perante a Secretaria Municipal de Administração, que estão cadastrados como doadores de medula óssea há no mínimo seis meses antecedentes à data do concurso", explica o autor, lembrando que o transplante de medula pode auxiliar no tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias.

“Queremos criar um incentivo para que pessoas procurem os hemocentros e se cadastrem como doadores de medula óssea, pois é de conhecimento público a dificuldade desses órgãos em conseguir pessoas cadastradas e mais ainda em encontrar doadores compatíveis”, explicou Parra.

BOAS INICIATIVAS

Já o vereador Mauro Seibert usou a tribuna para apresentar um relatório das visitas feitas na semana passada a Pinhas (PR) e Mogi das Cruzes (SP) para conhecer projetos-modelo de gestão da saúde. Nessas duas cidades, a gestão é compartilhada com Organizações Sociais e vem dando ótimos resultados.

“São definidos objetivos governamentais ou programas a serem cumpridos pela entidade, que atua com autonomia administrativa e com empregados contratados diretamente, o que retira do município a preocupação com limite prudencial de gastos com pessoal”, esclareceu Seibert.