Policial

Procurado pela Interpol morava com a família em Foz do Iguaçu

O argentino Ibar Esteban Pérez Corradi, de 38 anos, foi preso no domingo em um apartamento na região central

Foz do Iguaçu – Uma ação conjunta da Polícia Civil de Foz do Iguaçu e agentes da Polícia Nacional do Paraguai resultou na prisão de um dos traficantes mais procurados pela Interpol, a Polícia Internacional. O argentino Ibar Esteban Pérez Corradi, de 38 anos, foi preso no domingo em um apartamento na região central de Foz do Iguaçu, onde estava vivendo com a família.

Conforme a Interpol, Corradi é acusado de organizar o tráfico de drogas para o criminoso mexicano Joaquín Guzman, popularmente conhecido como “El Chapo” e considerado um dos traficantes mais poderosos do mundo.

Conhecido pelos apelidos de Chiquito, Cabeludo e Pelado, Corradi é apontado como um dos responsáveis por introduzir pílulas de oxicodona (analgésico derivado do ópio) nos Estados Unidos. A droga era enviada pelo correio, em um esquema que culminou no pedido de extradição dele pelas autoridades norte-americanas.

De acordo com a polícia de Foz do Iguaçu, a prisão de Corradi havia sido decretada na Argentina, onde ele teria sido o mentor de um triplo homicídio de empresários farmacêuticos e também era considerado um dos principais fornecedores de efedrina, composto químico utilizado para produzir drogas sintéticas. Já no Paraguai, era suspeito de adulteração de documentos, uso de identidades falsas e corrupção.

“O suspeito estava desde 2012 no Paraguai, onde transitava livremente, se escondendo com o uso de falsa identificação. No momento da captura, constatamos que ele não possuía impressões digitais, pois fez um procedimento cirúrgico para não ser identificado”, contou o delegado titular da 6ª SDP (Subdivisão Policial), Alexandre Macorin.