Policial

Primeira quinzena do mês de fevereiro de 2021 registra redução de 60% no número de homicídios no Paraná

O número diminui de 131 casos em 2020 para 52 homicídios em 2021

São José dos Pinhais, 25 de outubro de 2019.  3º Passeio Motociclístico do BOPE. Foto: Cap QOPM Rodolfo Kredens Silva.
São José dos Pinhais, 25 de outubro de 2019. 3º Passeio Motociclístico do BOPE. Foto: Cap QOPM Rodolfo Kredens Silva.

Levantamento estatístico da seção de Planejamento e Estatística da Polícia Militar comprovou a redução de 60% nos homicídios dolosos durante a primeira quinzena do mês de fevereiro de 2021, quando comparados com o mesmo período do ano de 2020.

O número diminui de 131 casos em 2020 para 52 homicídios em 2021, representando 79 mortes a menos no período.

Este número está diretamente ligado às ações da Operação Vida, resultado da análise estratégica dos números estatísticos, que determina o emprego de operações policiais militares com emprego até mesmo de pessoal administrativo nas ações de segurança pública.

Durante as três primeiras semanas da Operação Vida foram atendidas 2.673 ocorrências e realizada a prisão de 543 pessoas adultas cometendo delitos.

Foram retiradas de circulação 63 armas de fogo ilegais, apreendidos mais de 1.760 quilos em entorpecente, entre maconha, crack, cocaína, haxixe, comprimidos de ecstasy, sem contar os mais de 18.400 pacotes de cigarro contrabandeados apreendidos.

Destacamos que foram realizadas abordagens a mais de 78 mil pessoas, em mais de 5.200 locais vistoriados e 39 mil veículos vistoriados em três semanas de operação.

“Quero agradecer a todos Policiais Militares que participaram das ações, onde os resultados refletem o empenho e esforço da Polícia Militar do Paraná no combate à criminalidade, na defesa da tranquilidade publica de todos os cidadãos paranaenses e pessoas que estão em nosso Estado”, afirma o Comandante Geral da PMPR, Coronel Hudson Leôncio Teixeira.

OPERAÇÃO VIDA – Teve início em 25 de janeiro de 2021 e acontece em todo o Estado do Paraná, com de mais de Três mil policiais militares realizando patrulhamento ostensivo, abordagens a pessoas, veículos e estabelecimentos, bloqueios táticos e de trânsito em vias urbanas e rurais. Com base no planejamento estratégico da corporação, com objetivo principal da preservação da vida dos paranaenses, diminuindo os índices de homicídios dolosos, feminicídios, crimes contra a vida e à ordem pública.