Policial

PRF retoma patrulhamento ostensivo

Algumas áreas, como o resgate aeromédico, continuam bloqueados

Curitiba – Alvo de inúmeras críticas, principalmente das demais forças de segurança e dos usuários, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) retomou o patrulhamento ostensivo nas estradas do Paraná e do Brasil. Pelo menos em parte.

De acordo com a Superintendência da PRF no Paraná, houve uma liberação parcial do contingenciamento do orçamento e parte do trabalho foi retomada em todo o País.

Dentre os serviços que voltaram a funcionar estão as rondas com viaturas, que desde julho estavam restritas a situações de emergência, em razão do racionamento dos gastos em combustíveis. Além disso, algumas operações especiais e as ações de inteligência – que fazem parte das atividades da Polícia Rodoviária Federal e têm suma importância no trabalho do dia a dia – também foram restabelecidas.

Porém, como a maior parte do orçamento segue bloqueada, algumas áreas de atuação da corporação seguem suspensas. Um dos exemplos é o serviço de resgate aeromédico. Por enquanto, o helicóptero que a PRF mantém no Paraná fica no chão.

Sem números

Questionados em relação aos impactos que a paralisação por cerca de 45 dias causou, a assessoria de imprensa avalia que se trata de um período muito curto de tempo para avaliação do contingenciamento orçamentário e não informou dados estatísticos.

Quanto à redução dos números de óbitos, feridos e acidentes em relação ao mesmo período do ano passado, a PRF informa que ela pode ser explicada pelo trabalho que é desenvolvido ao longo dos últimos anos.