Policial

Presidente do TJ-PR inaugura nova vara judicial

Conforme Vasconcelos, a instalação da nova vara promete dar mais celeridade aos processos

Cascavel – Foi inaugurada ontem, em solenidade realizada no Fórum da Justiça Estadual de Cascavel, a Vara do Tribunal do Júri e Crimes de Trânsito, que irá tratar apenas de crimes dolosos contra a vida e delitos praticados no trânsito. O evento contou com a presença do presidente do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná), desembargador Paulo Roberto Vasconcelos.

Conforme Vasconcelos, a instalação da nova vara promete dar mais celeridade aos processos. “Já tínhamos uma vara destinada ao Tribunal do Júri, mas em razão de esta vara acumular outras matérias, fomos obrigados a deixá-la restrita a crimes contra a vida. Isso possibilita que estes crimes seja julgados de uma forma mais rápida”.

Já o diretor do Fórum de Cascavel, juiz Sérgio Luiz Kreuz, ressaltou a importância da instalação da nova vara, considerada um marco para o Judiciário cascavelense. “Como há muitos processos em andamento, isso reflete em uma demora na solução de crimes graves, gerando uma sensação de impunibilidade. Agora, a tendência é que isso mude”.

Com a implantação da Vara do Tribunal do Júri e Crimes de Trânsito, o Poder Judiciário espera que o lapso temporal entre o acontecimento de um crime e o julgamento diminua bruscamente. Além disso, a perspectiva é de que processos em que não haja provas, não cheguem a ir a plenário.