Cotidiano

Polícia revista gabinete de Le Pen por uso irregular de fundos da UE

Lebanon France Le Pen-G9A34GIDD.1.jpgPARIS – A polícia francesa fez uma operação de busca na sede da Frente Nacional (FN) de Marine Le Pen, em Paris, relacionada a uma investigação sobre suposto uso indevido de fundos da União Europeia (UE) para pagar assistentes parlamentares, disse à Reuters um funcionário da FN.

“Parece uma operação de mídia cujo objetivo é perturbar o curso da campanha presidencial”, disse a Frente Nacional em um comunicado. Le Pen

O Parlamento Europeu tem dito que, durante a Legislatura de 2011-2012, em seu papel de líder da Frente Nacional Francesa, Marine Le Pen pagou funcionários do partido com fundos da União Europeia. As regras da UE determinam que esses fundos devem ser utilizados apenas para pagar assessores parlamentares.

A líder de extrema-direita ganhou terreno na eleição presidencial francesa sobre os principais rivais, o independente Emmanuel Macron e o conservador François Fillon, mas ainda perderia para qualquer um deles no segundo turno, em 7 de maio, indicou uma pesquisa nesta segunda-feira.

A pesquisa de intenções de votos da Opinionway mostrou Le Pen derrotando facilmente os principais rivais e vencendo o primeiro turno, em 23 de abril, com 27 por cento dos votos e seguindo para uma disputa no segundo turno com Macron ou Fillon. Em uma disputa com Macron, ela teria 42 por cento, enquanto ele teria 58 por cento. Com Fillon, ela teria 44 por cento, enquanto ele teria 56 por cento, segundo a pesquisa.

A melhora dos números de Le Pen foi mais notável contra Macron, com o qual ela foi vista há uma semana em pesquisa de opinião com 36-37 por cento no segundo turno, contra 63-64 por cento de Macron. Faltando nove semanas para o primeiro turno, ainda é incerto quem entre Macron, de centro, ou Fillon, ex-primeiro-ministro conservador, segue para uma disputa com Le Pen.