Policial

Polícia desmantela quadrilha de assaltantes de bancos

Foram cumpridos 22 mandados de prisão e outros 44 de busca e apreensão

Curitiba – Uma quadrilha suspeita de praticar 22 roubos a bancos e caixas eletrônicos foi presa na quinta-feira (21), durante a Operação Cangaço deflagrada pelo Diep (Departamento de Inteligência do Estado do Paraná), que conta com apoio das Polícias Civil e Militar. A última ação do bando aconteceu na segunda-feira, em Curiúva.

A operação teve como objetivo cumprir 22 mandados de prisão e outros 44 de busca e apreensão. Até a manhã de ontem, vinte pessoas haviam sido presas, entre elas um funcionário da Prefeitura de Ortigueira. Ele é suspeito de operar as máquinas retroescavadeiras em um dos assaltos.

Fabiano de Jesus Pereira Ortis, 27 anos, considerado um dos líderes da quadrilha, foi morto durante a operação. Ele reagiu à abordagem, foi baleado e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, os policias apreenderam uma metralhadora e uma pistola .40.

Foram apreendidos drogas, armas, munições, carros, fardas, balança de precisão, uma grande quantidade de cigarros, celulares, máscaras e computadores. Durante a investigação, a equipe do Diep constatou que esta quadrilha pode ter roubado quase R$ 4 milhões das instituições bancárias. Em algumas cidades, os criminosos roubaram mais de um banco e até uma agência dos Correios.

Os suspeitos são acusados de crimes como associação criminosa, roubo, furto, tentativa de homicídio, cárcere privado, porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito, receptação, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e contrabando.