Policial

Polícia Civil cumpre mandados contra organização criminosa que fraudava carteiras de identidade

A operação segue durante todo o dia

Polícia Civil cumpre mandados contra organização criminosa que fraudava carteiras de identidade

A Polícia Civil do Paraná, através da DCCO (Divisão de Combate á Corrupção Objetivo), deflagra nessa sexta-feira (10) em Cascavel, a IV fase da Operação Vucetich, com objetivo de localizar quatro suspeitos e obter a sua real identificação, bem como colher documentos e objetos relacionados a condutas criminosas, tais como: estelionato, falsidade ideológica e organização criminosa.

O Instituto de Identificação do Paraná, responsável pela confecção de RG’s no Estado do Paraná, através de seu setor de combate às fraudes, encaminhou à DCCO demanda no sentido de investigar diversos RG’s com indicativos de fraudes, realizados no posto de identificação do Município de Rancho Alegre do Oeste-PR.

Após verificação dos 168 RG’s falsos, confeccionados em naquela cidade paranaense, foi possível identificar quatro indivíduos em Cascavel-PR, que se locupletaram através destes documentos, pois criaram empresas e exercem atividades econômicas com os nomes falsos, portanto, cometendo crimes, motivo que desencadeou esta fase da operação que recebeu o nome de “VUCETICH IV”.

Diante do que foi levantado durante a investigação, esse grupo pode ter ligações com organizações criminosas que atuam nacional e internacionalmente.

Serão cumpridos oito mandados de busca e apreensão, visando obter provas e maiores elementos de investigação.

A operação conta com apoio de 40 policiais, divididos em oito equipes e empregados na operação, envolvendo os núcleos da DCCO de Cascavel e Foz do Iguaçu, do DENARC Cascavel, da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel e do 6º BPM – Pelotão de Choque de Cascavel.

A operação foi denominada em Vucetich, em alusão à Juan Vucetich Kovacevich, nascido Iván Vučetić em 20/07/1858, em Hvar – Croácia, e falecido em 25/01/1925 em Dolores – Argentina. Antropólogo, policial e inventor argentino, nascido na Croácia. Vucetich desenvolveu, e pôs pela primeira vez em prática, um sistema eficaz de identificação de pessoas mediante suas impressões digitais.

Primeiras fases 

Na primeira fase da operação, ocorrida no dia 10 de dezembro de 2018, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e no posto de identificação onde trabalhava um servidor público municipal em Rancho Alegre D´Oeste, bem como, em um escritório de contabilidade em Maringá.

Na ocasião foram apreendidos computadores, celulares e documentos. O servidor prevalecia-se do fato de trabalhar no atendimento do posto para confecção de carteiras de identidade e inseria dados falsos no sistema para contribuir com criminosos. De acordo com as investigações, o posto de atendimento em que o funcionário municipal trabalhava teria confeccionado 168 Registros Gerais (RGs) falsos.

A segunda fase da operação foi deflagrada no dia 02 de abril de 2019, a qual resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão e prisão do servidor municipal de Rancho Alegre do Oeste, responsável pelas falsificações, bem como, o cumprimento de quatro mandados de prisão e busca e apreensão no município de Maringá contra indivíduos beneficiados pelos documentos falsos e que criaram empresas fraudulentas para praticar golpes contra o Instituto Nacional do Seguro Social.

Na terceira frase da operação, deflagrada 20 dias após a segunda, foram cumpridos seis mandados judiciais, sendo três de prisão e três de busca e apreensão, nas cidades de Cascavel e Toledo, contra outros indivíduos beneficiados com os RGs falsos, que aplicavam golpes contra bancos, financeiras, concessionárias de veículos e terceiros.

Os delegados Alan Flore e Rogerson Salgado apresentarão os resultados e os detalhes da quarta fase da operação durante coletiva de imprensa às 5h no auditório da 15ª SDP (Subdivisão Policial) em Cascavel.