Policial

PIC e PEC em alerta

Assim como as demais unidades do Estado, a PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel) e a PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) estão em alerta a partir da rebelião iniciada na manhã de ontem na PEM (Penitenciária Estadual de Maringá).

Nas unidades de Cascavel não foi liberado acesso dos presos ao solário por motivo de precaução e há possibilidade de que as visitas deste fim de semana sejam canceladas. A confirmação dessa medida pelo Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) deve ser anunciada hoje.

A medida de alerta foi orientação do Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná) para que em todas as penitenciárias os agentes redobrem a cautela nos postos de trabalho. O Sindicato também solicitou ao Depen que as movimentações sejam suspensas nas unidades penais de todo o Paraná.

 

A rebelião

Segundo nota encaminhada pelo Depen, a movimentação na penitenciária de Maringá começou por volta das 9h30 de ontem, quando os presos tomaram uma das galerias. De acordo com o levantamento, apenas uma das galerias está sob o controle dos presos e por isso o departamento considera um motim, e não uma rebelião.

Apesar de o Depen considerar a situação controlada, um agente e dois presos foram feitos reféns pelos detentos que lideram o “motim”. Equipes da Soe (Seção de Operações Especiais) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar realizam as negociações, que continuaram noite adentro.