Policial

PF desmonta quadrilha com braços na América e Europa

Cerca de 150 policiais participaram da ação, que resultou na prisão de 12 pessoas. No Paraná foram cumpridos mandados em Londrina e Araucária

Londrina – Um dia após uma quadrilha de traficantes ser desmantelada pela Polícia Federal, outro grande grupo criminoso foi desarticulado pela corporação. A Operação Quijarro foi deflagrada ontem no Paraná e em outros dois estados com o objetivo de prender integrantes de uma organização com ramificações na América do Sul e na Europa.

Cerca de 150 policiais participaram da ação, que resultou na prisão de 12 pessoas. No Paraná foram cumpridos mandados em Londrina e Araucária. Ordens judiciais foram cumpridas também em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e Martinópolis, Presidente Prudente e Capital, em São Paulo.

O bando organizava a logística e o transporte da cocaína armazenada em Londrina e possuía ramificações no Brasil, Bolívia, Colômbia e Espanha. Com o apoio da polícia boliviana, a PF realizou a prisão de um dos traficantes mais procurados daquele país e responsável pelo ingresso mensal de duas toneladas de cocaína no Brasil.

A cocaína era transportada em caminhões e carretas com fundos falsos e escondida sob cargas lícitas para driblar a fiscalização. Os motoristas tinham conhecimento prévio do que estavam levando.

Durante as investigações, que começaram em janeiro de 2015, mais de três toneladas de cocaína foram confiscadas e cerca de 10 milhões de dólares foram sequestrados do núcleo boliviano. Também foi nesse período que foram identificados os imóveis utilizados no Brasil como entrepostos para o carregamento.