Policial

Perigo em alta tensão

Um incêndio em grandes proporções foi registrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde de ontem, em Cascavel. Foi nas proximidades da Rua Rio da Paz, Bairro Universitário, em uma área de mata fechada, perto da Subestação da Copel.

De longe, dava para ver o contraste das torres de alta tensão com a fumaça, que se alastrou para o bairro. O acesso era difícil e o Corpo de Bombeiros teve que entrar na mata para conferir o tamanho do estrago.

Porém, mesmo com o caminhão de combate a incêndio no local, os profissionais não conseguiram combater as chamas. Justamente por conta das torres de alta tensão. É que o fogo estava por baixo do mato. Abafador e outras técnicas não resolveriam, e a mangueira não alcançava o incêndio, por conta da dificuldade de acesso.

Alta tensão

Além disso, havia um rio nas proximidades, o que aumentava o risco: a combinação das gotículas de água com a fumaça e a rede de alta tensão poderia causar um curto circuito e, de acordo com funcionários da Copel que estavam no local, a rede é a que abastece toda a cidade de energia, e por isso não poderia ser desligada. Porém, a informação era de que se a rede fosse comprometida por conta do incêndio, alternativas seriam tomadas para não deixar a população sem luz.

Risco

O alerta também foi para o risco no trânsito, por conta da fumaça. O Corpo de Bombeiros não soube precisar como o fogo começou, mas alerta para que, em períodos sem chuva, qualquer pequena atitude pode se transformar em um grande estrago por conta do mato seco.