Policial

Paraná tem queda de 20,9% nos homicídios em 10 anos

Paraná está entre os estados brasileiros que registraram maior queda

Curitiba – Um estudo divulgado na terça-feira (22), realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), colocou o Paraná entre os estados brasileiros que registraram maior queda no número de homicídios. Entre 2010 e 2014, foram 20,9% menos homicídios, para cada 100 mil habitantes, no Estado, segundo dados do Atlas da Violência 2016.

Ainda conforme a pesquisa, outras 11 unidades federativas registraram queda nas taxas de mortes violentas no período, com destaque para São Paulo (-52,4%), Rio de Janeiro (-33,3%), Pernambuco (-27,3%). O estudo aponta ainda que a taxa de homicídios tem diminuído nas grandes cidades e aumentado no interior, sobretudo no Nordeste. O Rio Grande do Norte, por exemplo, teve aumento de 360,8%, entre 2004 e 2014.

O resultado pode indicar, segundo a análise, “uma mudança no sinal da evolução dos homicídios no Brasil”, segundo a nota. Nos estados em que se verificou queda dos homicídios, o estudo identificou que políticas públicas qualitativamente consistentes foram adotadas. Ações como a integração da Polícia Militar no Paraná e investimento em prevenção social, são algumas inovações e ações citadas pela pesquisa.

O estudo analisou a evolução dos homicídios por macrorregiões, unidades da federação e microrregiões, provocadas por armas de fogo, violência policial, assim como homicídios de afrodescendentes, de mulheres e jovens. Os números estão no SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde, e se referem a 2014.

Foz do Iguaçu

Além do Paraná, a microrregião de Foz do Iguaçu foi destacada pelo Atlas da Violência 2016. A região da fronteira foi a segunda no País que registrou maior queda na taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes, com redução de 58,76%, entre 2004 e 2014. No ano passado, a microrregião de Foz contabilizou 30,4 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes.