Policial

Paraná realizará semana de combate ao tráfico humano

O objetivo é ampliar o conhecimento e a mobilização da sociedade e de instituições públicas e privadas no enfrentamento do tráfico de pessoas

Curitiba – A Seju (Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos) irá realizar, de 25 a 30 de julho, a terceira edição da Semana Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Durante os seis dias da campanha serão realizadas inúmeras atividades em todo o Paraná

O objetivo é ampliar o conhecimento e a mobilização da sociedade e de instituições públicas e privadas no enfrentamento do tráfico de pessoas e, assim, dar visibilidade às ações nacionais desenvolvidas para combater este crime.

De acordo com o secretário Artagão Júnior, para essa terceira edição novos parceiros foram convidados a se unir a essa mobilização e contribuir com ações de visibilidade, como as promovidas nos anos anteriores. “As atividades incluem a iluminação de prédios públicos, seminários, rodas de diálogo, distribuição de materiais informativos e blitz educativas, entre outras”, disse.

Em apoio à campanha serão iluminados de azul diversos prédios. Em Curitiba, o Palácio Iguaçu, Palácio das Araucárias, Universidade Federal do Paraná, Polícia Rodoviária Federal e a sede da Jocum (Jovens com uma Missão); em Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional e a Mesquita de Foz do Iguaçu; Em Maringá, a Catedral; em Jacarezinho e Teixeira Soares, as prefeituras.

Segundo Artagão Júnior, o tráfico de pessoas é um crime silencioso que retira da vítima a própria condição humana ao tratá-la como um objeto que pode ser vendido, trocado, transportado e explorado. “Por isso é importante informar e conscientizar as pessoas, pois o trabalho análogo ao de escravo, a exploração sexual, a remoção de órgãos e adoção ilegal também configuram esse tipo de crime”, ressalta.