Cotidiano

Para Inep, coincidência de assuntos não afeta o Enem 2016

prova falsa.jpgRIO ? O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) condenou, em nota, as “tentativas de tumultuar” a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o comunicado, a publicação de uma prova falsa na página do Ministério da Educação (MEC) no Facebook, em 2015, com o mesmo tema da redação deste ano “trata-se de uma coincidência de assuntos que não afeta o Enem 2016 por não se tratar de um vazamento”.

De acordo com o Inep, o tema da prova na foto é ?Intolerância Religiosa no Século XXI? e não pode ser comparado com a redação do Enem 2016, que pediu para os candidatos escreverem sobre ?Caminhos para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil?. A nota ressaltou ainda que o tema mostrado na foto não permite que o aluno proponha intervenções respeitando os direitos humanos, conforme pede o edital da prova.

O órgão também lembrou que todos os anos são publicadas fotos de redações falsas nas redes sociais com “os mais variados temas de relevância social, que muitas vezes mantém relação com o que pode ser proposto em redações do Enem”.

Na manhã desta segunda-feira, uma postagem de uma prova de redação falsa com o mesmo tema da prova deste ano na página do MEC no Facebook ganhou destaque nas redes sociais. Vários internautas compartilharam a imagem comentando que a própria pasta teria vazado o tema da redação antes do Enem 2016.