Agronegócio

Pão e derivados: a matéria-prima necessária vem da propriedade

Pequenos produtores do Município de Diamante D´Oeste tiveram acesso a conhecimentos e técnicas para a manipulação de alimentos, com foco no desenvolvimento de receitas para panificados. Além da matéria-prima para esse tipo de produto, outros ingredientes foram utilizados em variações que compreendem a panificação.

Os ingredientes utilizados são parte da produção das pequenas propriedades, caso da banana, gengibre, mel, batata doce, beterraba e cenoura.

Segundo o técnico da Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná), Edvan Almeida, dentre os objetivos está o incentivo à confecção de receitas de panificados com a utilização de matéria-prima obtida com a produção em pequenas propriedades.

Os participantes têm alternativas para escoamento da produção com valor agregado, tanto para o consumidor final quanto para programas de alimentação escolar dos governos federal e estadual.

Receitas

Receitas variadas e que representam uma diferenciação de mercado foram desenvolvidas, dentre as quais o pão de abóbora, geleias, bolos com mel, com banana, pão de mel e de batata-doce.

A tecnóloga em alimentos da Biolabore Débora Guerino Boico explicou cada um dos processos. A degustação serviu como ponto principal de avaliação do sabor e qualidade para aprovação, o que foi feito pelos próprios participantes.

Curso

O curso foi oferecido a um grupo de 15 pessoas de Diamante D´Oeste. A oficina foi realizada na chácara da família Severo, na Linha Roselito. A Biolabore, promotora do evento, também contou com apoio da administração municipal e da Itaipu Binacional, por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.