Policial

Operação desarticula rede de tráfico de pessoas entre Paraguai e Espanha

A investigação descobriu que paraguaias eram levadas para a Europa com a promessa que trabalhariam como cuidadora de idosos

Operação desarticula rede de tráfico de pessoas entre Paraguai e Espanha

Uma operação simultânea no Paraguai e na Espanha, batizada de “Apia”, conseguiu desarticular uma rede de tráfico de pessoas entre os dois países, na última terça-feira (20).

A investigação descobriu que paraguaias eram levadas para a Europa com a promessa que trabalhariam como cuidadora de idosos. Chegando na Espanha eram submetidas a exploração sexual.

No Paraguai, a polícia e o Ministério Público prenderam duas pessoas em uma casa do Paraná Country Club, em Hernandárias e uma terceira em uma agência de viagens no centro de Cidade do Leste. Um dos suspeitos já havia sido investigado por crimes parecidos em 2013.

O esquema de tráfico de pessoas e lavagem de dinheiro começou a ser investigado após a denúncia de uma das vítimas ainda na Espanha, que revelou como o esquema funcionava.

Na Espanha, o Ministério Público prendeu uma paraguaia suspeita de liderar o grupo criminoso. Ainda de acordo com as investigações, as mulheres eram obrigadas a vender drogas aos “clientes”.

(Rádio Cultura)