Policial

Operação contará com mais de 10 mil policiais

O esquema especial começou na quarta-feira, quando as urnas começaram a ser entregues nos colégios eleitorais de todo o Estado

Curitiba – Mais de 10 mil homens das polícias Militar e Civil participarão da Operação Eleições 2016, que visa garantir a segurança e a ordem nos 5.044 locais de votação nos 399 municípios do Paraná. O esquema especial começou na quarta-feira, quando as urnas começaram a ser entregues nos colégios eleitorais de todo o Estado.

A Operação Eleições passa a vigorar de maneira intensa a partir das 8h de amanhã e segue enquanto for necessário, depois do término do pleito eleitoral. Em todo o Paraná a PM atuará com 9.948 policiais. Apenas na região de Cascavel, na área de abrangência do 5º CRPM (Comando Regional de Polícia Militar), serão 1.612 militares empenhados.

“A Polícia Militar já está atuando desde o início da semana, intensificando ações e operações em todo o Estado do Paraná, as quais serão reforçadas durante o pleito eleitoral, além do patrulhamento rotineiro”, disse o porta-voz da Polícia Militar no Paraná, tenente-coronel Vanderley Rothenburg.

PRISÕES

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), desde terça-feira até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.

O eleitor poderá ser preso em flagrante delito se arregimentar outros eleitores ou fizer propaganda de “boca de urna” no dia da eleição. Também constitui crime usar alto-falante e amplificador de som, promover comício ou carreata e divulgar qualquer espécie de propaganda de partido político ou candidato.

A venda, a compra e o consumo público de bebidas alcoólicas estão proibidos em todo o Paraná neste domingo, entre às 6h e às 18h. A determinação tem como objetivo “garantir a ordem e a tranquilidade pública, no transcurso do pleito”. Quem for flagrado vendendo, comprando ou consumindo bebidas alcoólicas será conduzido à delegacia.